1º
C – D – E – F PROFª RITA FILOSOFIA
ATIVIDADES – FILOSOFIA – 2020 – 1º BIMESTRE
1º ANOS
TEMA:
Por que estudar Filosofia?
Se as pessoas se perguntam sobre determinadas
coisas, é por manifestar, como disse Aristóteles, um desejo natural de conhecer.
O saber é obtido a partir do exercício da indagação. O pensamento filosófico,
por exemplo, é fruto de uma necessidade: a de conhecer, a de compreender a
realidade em seus múltiplos aspectos. O saber, portanto, não é uma dádiva, mas
uma possibilidade a ser construída e produzida pelas pessoas.
José Alves de FREITAS NETO. O espanto e a
capacidade de pensar Jornal da UNICAMP – edição web. Nov.2017
Pesquise
as seguintes obras de arte:
• Lição de anatomia de Rembrandt
• Escola de Atenas, afresco de Rafael
• Filosofia a arte do conhecimento, afresco de
Rafael
Responda
2.Observe as cores, as mensagens se
houver, os gestos, os objetos e elabore, em folha avulsa, hipóteses sobre o que
estas pinturas revelam sobre o conhecimento. Reflita sobre como você tem
construído o seu conhecimento e o repertório das suas opiniões.
Em
seguida, em folha avulsa, responda às seguintes questões:
• Quais são os procedimentos necessários para
conhecer alguém ou alguma coisa?
• Em que situações você coloca em dúvida o seu
conhecimento?
• É possível conhecer sem o recurso da
experiência sensível?
• Em que momentos nossa memória pode nos
ajudar e em que momento ela pode nos atrapalhar no processo de conhecer?
Leia
e responda:
Dos
primeiros aos atuais relógios
Os dois últimos relógios (de água e areia)
citados podem medir minutos, mas nenhum dos até aqui citados se prestam para
medir intervalos de tempo da ordem de segundos. Somente em 1581, quando Galileu
descobriu o isocronismo das oscilações do pêndulo, foi possível medir fenômenos
com duração de segundos. Galileu observava o candelabro da Catedral de Pisa, e
comparou o intervalo de tempo para a repetição do seu movimento, que é chamado
de período da oscilação do candelabro, com o tempo de sua própria pulsação, percebendo
que o período das oscilações permanecia o mesmo, ainda que sua amplitude
(distância máxima percorrida de um extremo ao outro da oscilação) fosse
diminuindo com o tempo. Esta independência do período das oscilações com a
amplitude é chamada de isocronismo das oscilações. Esta observação de Galileu
foi feita na época em que ele tinha 17 anos de idade e era estudante de
medicina. A partir dela, construiu um pêndulo de comprimento padrão destinado a
medir os batimentos dos pacientes em hospitais.
Esta descoberta permitiu que fossem
construídos os primeiros relógios de pêndulo acionados por pesos ou por mola
espiral, nos antecessores dos atuais relógios
SAIBA MAIS: Centro de Ensino e Pesquisa
Aplicada. Instituto de Física – USP.
Tendo
como referência o texto “Dos primeiros aos atuais relógios” escreva, em folha
avulsa, um elemento do conhecimento relacionado à sensibilidade e um que pode
ser atribuído à racionalidade.
SAIBA
MAIS:
+ Projeto Dom Quixote. Paródia empirismo.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_ continue=2&v=TNArWHS0Vrw
Acesso
em 04/11/2019.
+ Projeto Dom Quixote. O racionalismo de
Descartes (paródia). Disponível emhttps://www.youtube.com/ watch?time_continue=73&v=udAmaZnT23A
Acesso em 04/11/2019.
Empirismo e Racionalismo são duas correntes
filosóficas que dão direcionamentos para a produção do conhecimento.
Compreender os caminhos percorridos pelos filósofos que defenderam as ideias
destas duas correntes nos ajuda a entender a construção do conhecimento.
LEIA
E RESPONDA:
Das
diferentes formas de se entender e contar histórias...
Há diferentes formas de abordar um tema ou
assunto. Ao perceber as diferentes características de textos, podemos ponderar
sobre a possível intenção do autor, o público para o qual possivelmente se
destina e o momento em que o texto foi redigido. Este exercício pode ser
relevante para posteriormente pensar os textos filosóficos que se apresentam em
diferentes registros.
HÉRCULES E O LEÃO DE NEMÉIA
Na Grécia antiga, Hércules, filho de Zeus,
acometido por uma loucura temporária imposta por Hera, matou a esposa e os
filhos e recebeu como castigo pelo seu ato, ainda que provocado por forças
sobrenaturais, o dever de realizar trabalhos perigosos, impossíveis para homens
comuns. A primeira tarefa de Hércules foi matar o invencível Leão de Neméia, um
enorme e raivoso leão, filho de um monstro que apresentava corpo de mulher e
cauda de serpente, e que destruía a região de Neméia, devorando rebanhos e
abatendo homens, mulheres e crianças. Na realização da sua tarefa, Hércules
tentou atingir o animal com flechas e outras armas, sem sucesso, pois a pele do
leão era impenetrável. Diante desta constatação, Hércules pensou em como
derrotar aquele leão extraordinário e considerou que o melhor seria atacar de
forma a sufocá-lo. Hércules saiu vitorioso na luta com o leão e, depois do seu
sucesso, esfolou o leão e retirou cabeça e a sua pele invulnerável. A pele e a
cabeça do leão morto tornaram-se a armadura de Hércules e passaram, então, a
simbolizar sua força e astúcia. Para celebrar o sucesso do filho na tarefa,
Zeus colocou o Leão nos céus, como uma das constelações. Sendo esta constelação
uma das mais brilhantes.
A luta entre Hércules e o Leão de Neméia foi
representada em inúmeras obras de arte, mostrando o herói desarmado e atracado
com o leão num ato de extrema bravura.
A CONSTELAÇÃO DE LEÃO E A ESTRELA DE
ANTIMÔNIO
Ao descobrir a força gravitacional como uma
lei universal, Newton assemelhou a força de atração entre a Terra e a maçã e a
força que mantém a Lua ao redor da Terra. Ou seja, uma lei universal deve valer
para eventos em pequena escala e para escala cósmica.
Outro exemplo dessa transferência do mundo de
pequena escala para o mundo de escala cósmica é o da estrela de antimônio:
(...) O antimônio (Sb) é um semimetal naturalmente encontrado ligado ao enxofre
(...). Para isolar o antimônio, utiliza-se calor para provocar a reação do
referido sulfeto com o ferro (Fe). Os cristais de antimônio resultantes na
reação são finos e longos e, muitas vezes, se arranjam em volta de um ponto,
adquirindo a aparência de uma estrela. Para Newton, as linhas radiais em torno
de um ponto sugeriam uma convergência para o centro e, em 1669, ele teria
associado essa convergência a forças de atração. Newton achou a estrela de
antimônio parecida com uma estrela que fica no centro da constelação de Leão e,
por isso, adotou o Leão como símbolo alquímico do antimônio. Assim, a ideia de
atração sugerida pelos raios convergentes da estrela de antimônio foi
transferida aos céus, não apenas por semelhança com a estrela da constelação de
Leão, mas também pela ideia de força atrativa 5.
BARRETO, Marcio. “A luz onírica da ciência”
Revista Ciência e Cultura. vol.67 no.3 São Paulo July/Sept. 2015. Acessível em:
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252015000300012.
Acesso em 05/02/2019.
Identifique
as características dos textos apresentados, as semelhanças e diferenças. Em
seguida, a partir da leitura e análise, redija, em folha avulsa, um texto considerando,
apesar das diferenças, o que os textos podem ter em comum.
Pesquise
e responda:
• A Filosofia tem história? Indique elementos
capazes de justificar a sua resposta.
• Qual o período compreendido pela “filosofia
contemporânea”? Indique três grandes questões desafiadoras para o pensamento
filosófico contemporâneo
BOM
ESTUDOS.
Prof.
RITA