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quinta-feira, 26 de março de 2020


1º C – D – E – F  PROFª RITA  FILOSOFIA

ATIVIDADES – FILOSOFIA – 2020 – 1º BIMESTRE
1º ANOS

TEMA: Por que estudar Filosofia?
Se as pessoas se perguntam sobre determinadas coisas, é por manifestar, como disse Aristóteles, um desejo natural de conhecer. O saber é obtido a partir do exercício da indagação. O pensamento filosófico, por exemplo, é fruto de uma necessidade: a de conhecer, a de compreender a realidade em seus múltiplos aspectos. O saber, portanto, não é uma dádiva, mas uma possibilidade a ser construída e produzida pelas pessoas. 
José Alves de FREITAS NETO. O espanto e a capacidade de pensar Jornal da UNICAMP – edição web. Nov.2017 
Pesquise as seguintes obras de arte: 
• Lição de anatomia de Rembrandt 
• Escola de Atenas, afresco de Rafael 
• Filosofia a arte do conhecimento, afresco de Rafael 
Responda
     2.Observe as cores, as mensagens se houver, os gestos, os objetos e elabore, em folha avulsa, hipóteses sobre o que estas pinturas revelam sobre o conhecimento. Reflita sobre como você tem construído o seu conhecimento e o repertório das suas opiniões.
Em seguida, em folha avulsa, responda às seguintes questões: 
• Quais são os procedimentos necessários para conhecer alguém ou alguma coisa? 
• Em que situações você coloca em dúvida o seu conhecimento? 
• É possível conhecer sem o recurso da experiência sensível? 
• Em que momentos nossa memória pode nos ajudar e em que momento ela pode nos atrapalhar no processo de conhecer? 

Leia e responda:
Dos primeiros aos atuais relógios 
Os dois últimos relógios (de água e areia) citados podem medir minutos, mas nenhum dos até aqui citados se prestam para medir intervalos de tempo da ordem de segundos. Somente em 1581, quando Galileu descobriu o isocronismo das oscilações do pêndulo, foi possível medir fenômenos com duração de segundos. Galileu observava o candelabro da Catedral de Pisa, e comparou o intervalo de tempo para a repetição do seu movimento, que é chamado de período da oscilação do candelabro, com o tempo de sua própria pulsação, percebendo que o período das oscilações permanecia o mesmo, ainda que sua amplitude (distância máxima percorrida de um extremo ao outro da oscilação) fosse diminuindo com o tempo. Esta independência do período das oscilações com a amplitude é chamada de isocronismo das oscilações. Esta observação de Galileu foi feita na época em que ele tinha 17 anos de idade e era estudante de medicina. A partir dela, construiu um pêndulo de comprimento padrão destinado a medir os batimentos dos pacientes em hospitais. 
Esta descoberta permitiu que fossem construídos os primeiros relógios de pêndulo acionados por pesos ou por mola espiral, nos antecessores dos atuais relógios 
SAIBA MAIS: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Instituto de Física – USP. 
Tendo como referência o texto “Dos primeiros aos atuais relógios” escreva, em folha avulsa, um elemento do conhecimento relacionado à sensibilidade e um que pode ser atribuído à racionalidade. 
SAIBA MAIS:
  + Projeto Dom Quixote. Paródia empirismo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_ continue=2&v=TNArWHS0Vrw   Acesso em 04/11/2019. 
 +  Projeto Dom Quixote. O racionalismo de Descartes (paródia). Disponível emhttps://www.youtube.com/ watch?time_continue=73&v=udAmaZnT23A  Acesso em 04/11/2019. 


Empirismo e Racionalismo são duas correntes filosóficas que dão direcionamentos para a produção do conhecimento. Compreender os caminhos percorridos pelos filósofos que defenderam as ideias destas duas correntes nos ajuda a entender a construção do conhecimento. 
LEIA E RESPONDA:
Das diferentes formas de se entender e contar histórias... 
Há diferentes formas de abordar um tema ou assunto. Ao perceber as diferentes características de textos, podemos ponderar sobre a possível intenção do autor, o público para o qual possivelmente se destina e o momento em que o texto foi redigido. Este exercício pode ser relevante para posteriormente pensar os textos filosóficos que se apresentam em diferentes registros. 
HÉRCULES E O LEÃO DE NEMÉIA 
Na Grécia antiga, Hércules, filho de Zeus, acometido por uma loucura temporária imposta por Hera, matou a esposa e os filhos e recebeu como castigo pelo seu ato, ainda que provocado por forças sobrenaturais, o dever de realizar trabalhos perigosos, impossíveis para homens comuns. A primeira tarefa de Hércules foi matar o invencível Leão de Neméia, um enorme e raivoso leão, filho de um monstro que apresentava corpo de mulher e cauda de serpente, e que destruía a região de Neméia, devorando rebanhos e abatendo homens, mulheres e crianças. Na realização da sua tarefa, Hércules tentou atingir o animal com flechas e outras armas, sem sucesso, pois a pele do leão era impenetrável. Diante desta constatação, Hércules pensou em como derrotar aquele leão extraordinário e considerou que o melhor seria atacar de forma a sufocá-lo. Hércules saiu vitorioso na luta com o leão e, depois do seu sucesso, esfolou o leão e retirou cabeça e a sua pele invulnerável. A pele e a cabeça do leão morto tornaram-se a armadura de Hércules e passaram, então, a simbolizar sua força e astúcia. Para celebrar o sucesso do filho na tarefa, Zeus colocou o Leão nos céus, como uma das constelações. Sendo esta constelação uma das mais brilhantes. 
A luta entre Hércules e o Leão de Neméia foi representada em inúmeras obras de arte, mostrando o herói desarmado e atracado com o leão num ato de extrema bravura. 
A CONSTELAÇÃO DE LEÃO E A ESTRELA DE ANTIMÔNIO 
Ao descobrir a força gravitacional como uma lei universal, Newton assemelhou a força de atração entre a Terra e a maçã e a força que mantém a Lua ao redor da Terra. Ou seja, uma lei universal deve valer para eventos em pequena escala e para escala cósmica. 
Outro exemplo dessa transferência do mundo de pequena escala para o mundo de escala cósmica é o da estrela de antimônio: (...) O antimônio (Sb) é um semimetal naturalmente encontrado ligado ao enxofre (...). Para isolar o antimônio, utiliza-se calor para provocar a reação do referido sulfeto com o ferro (Fe). Os cristais de antimônio resultantes na reação são finos e longos e, muitas vezes, se arranjam em volta de um ponto, adquirindo a aparência de uma estrela. Para Newton, as linhas radiais em torno de um ponto sugeriam uma convergência para o centro e, em 1669, ele teria associado essa convergência a forças de atração. Newton achou a estrela de antimônio parecida com uma estrela que fica no centro da constelação de Leão e, por isso, adotou o Leão como símbolo alquímico do antimônio. Assim, a ideia de atração sugerida pelos raios convergentes da estrela de antimônio foi transferida aos céus, não apenas por semelhança com a estrela da constelação de Leão, mas também pela ideia de força atrativa 5
 BARRETO, Marcio. “A luz onírica da ciência” Revista Ciência e Cultura. vol.67 no.3 São Paulo July/Sept. 2015. Acessível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252015000300012. Acesso em 05/02/2019. 
Identifique as características dos textos apresentados, as semelhanças e diferenças. Em seguida, a partir da leitura e análise, redija, em folha avulsa, um texto considerando, apesar das diferenças, o que os textos podem ter em comum. 
Pesquise e responda: 
• A Filosofia tem história? Indique elementos capazes de justificar a sua resposta. 
• Qual o período compreendido pela “filosofia contemporânea”? Indique três grandes questões desafiadoras para o pensamento filosófico contemporâneo
BOM ESTUDOS.
Prof. RITA