3º D – E ENS.
MÉDIO PROFª LEDA
PORTUGUÊS
ROTEIRO DE
ESTUDOS ENSINO MÉDIO 3º ANO -
D e E
ATIVIDADE 1 -
Atividade A - PRÉ-LEITURA
· Para você, o que significa o termo “moderno”?
· O que é modernidade?
· Os termos “Moderno” e “Contemporâneo” representam a
mesma coisa?
(Faça uma breve pesquisa e anote)
Atividade B
Leia os textos abaixo e responda o que se pede:
Texto 1 - PSICOLOGIA DE UM VENCIDO
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro
de escuridão e rutilância,
Sofro,
desde a epigênese da infância,
A
influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente
hipocondríaco,
Este
ambiente me causa repugnância...
Sobe-me
à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que
se escapa da boca de um cardíaco.
Já
o verme — este operário das ruínas —
Que
o sangue podre das carnificinas
Come,
e à vida em geral declara guerra,
Anda
a espreitar meus olhos para roê-los,
E
há de deixar-me apenas os cabelos,
Na
frialdade inorgânica da terra!
VOCABULÁRIO
Rutilância - Substantivo feminino: Estado ou qualidade do que é rutilante, brilho intenso, fulgor.Epigênese - Substantivo feminino:a) Teoria do desenvolvimento dos corpos organizados, por meio da agregação de moléculas.b) Teoria da geração por criações sucessivas.DICIONÁRIO PRIBERAM. Disponível
Paraíba,
1909
Publicado no livro Eu (1912).
Publicado no livro Eu (1912).
ANJOS,
Augusto dos. Psicologia de um vencido. In: Eu e Outras Poesias. Disponível
em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv.00054a.pdf Acesso em: 15 jan. 2020.
Texto 2 – EU, EU MESMO...
Eu,
eu mesmo...
Eu,
cheio de todos os cansaços
Quantos
o mundo pode dar. - Eu...
Afinal
tudo, porque tudo é eu,
E
até as estrelas, ao que parece,
Me
saíram da algibeira para deslumbrar crianças...
Que
crianças não sei...
Eu...
Imperfeito?
Incógnito? Divino?
|
Não
sei...
Eu...
Tive
um passado? Sem dúvida...
Tenho
um presente? Sem dúvida...
Terei
um futuro? Sem dúvida...
A
vida que pare de aqui a pouco...
Mas
eu, eu...
Eu
sou eu,
Eu
fico eu,
Eu...
|
4-1-1935
PESSOA,
Fernando. Poemas de Álvaro de Campos. Disponível em:<
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000011.pdf
>. Acesso em: 15 jan.
2020.
Texto
3 – VIA LÁCTEA I
Talvez
sonhasse, quando a vi. Mas via
Que,
aos raios do luar iluminada,
Entre
as estrelas trêmulas subia
Uma
infinita e cintilante escada.
E
eu olhava-a de baixo, olhava-a...
Em
cada degrau, que o ouro mais límpido vestia,
Mudo
e sereno, um anjo a harpa doirada,
Ressoante
de súplicas feria...
|
Tu,
mãe sagrada! vós também, formosas Ilusões!
Sonhos
meus! Íeis por ela
Como
um bando de sombras vaporosas.
E,
ó meu amor! eu te buscava, quando
Vi
que no alto surgias, calma e bela,
O
olhar celeste para o meu baixando...
|
1888 BILAC, Olavo. Via-Láctea. In: Antologia:
Poesias Disponível em:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000289.pdf
>. Acesso em: 15 jan.2020.
Texto
4 - ONDE ESTÁS
É
meia-noite. . . e rugindo
Passa
triste a ventania,
Como
um verbo de desgraça,
Como
um grito de agonia.
E
eu digo ao vento, que passa
Por
meus cabelos fugaz:
"Vento
frio do deserto,
Onde
ela está? Longe ou perto? "
Mas,
como um hálito incerto,
Responde-me
o eco ao longe:
"Oh!
minh'amante, onde estás?...
|
Vem!
É tarde! Por que tardas?
São
horas de brando sono,
Vem
reclinar-te em meu peito
Com
teu lânguido abandono!...
'Stá
vazio nosso leito...
'Stá
vazio o mundo inteiro;
E
tu não queres qu'eu fique
Solitário
nesta vida...
Mas
por que tardas, querida?...
Já
tenho esperado assaz...
Vem
depressa, que eu deliro
Oh!
minh'amante, onde estás?...
|
Estrela—na
tempestade,
Rosa—nos
ermos da vida,
Iris—do
náufrago errante,
Ilusão—d'alma
descrida!
Tu
foste, mulher formosa!
Tu
foste, ó filha do céu!... . . .
E
hoje que o meu passado
Para
sempre morto jaz...
Vendo
finda a minha sorte,
Pergunto
aos ventos do Norte...
"Oh!
minh'amante, onde estás?..."
|
1870 ALVES, Antônio de Castro. Espumas Flutuantes.
In: Poesias Completas. Disponível em:<
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000067.pdf>.
Acesso em: 15 jan. 2020.
1)
Analise os textos acima e responda o quadro abaixo:
POEMA
|
ESTUTURA FORMAL (RIMA E MÉTRICA)
Segue um padrão? Sim ou Não. Se sim, qual?
(Consulte seu caderno)
|
TEMÁTICA
(tema)
|
FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NO TEXTO
(Consulte seu caderno)
|
LINGUAGEM DA ÉPOCA
EM QUE FOI ESCRITO
(observe as datas de publicação)
|
PSICOLOGIA DE UM VENCIDO
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|
|
|
EU, EU MESMO...
|
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|
|
VIA LÁCTEA I
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|
|
ONDE ESTÁS
|
|
|
|
|
(Se
tiver muita dificuldade, pesquise na internet análises dos poemas acima para ajudá-lo(a)
a responder).
2)
Há alguma semelhança entre os textos? Qual(is)?
Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Há alguma diferença? Qual (is)? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Pesquise e selecione um poema que, na sua opinião,
seja “moderno”. Explique respondendo à seguinte questão central: Quais
elementos da modernidade são encontrados no poema?
__________________________________________________________________________________
E por falar
em modernidade ...
A palavra
modernidade guarda sentidos diferentes ao falarmos de arte e literatura,
filosofia ou história. O conceito de modernidade literária não corresponde à
divisão temporal clássica da História, nem às correntes da Filosofia.
Em História,
modernidade é o período que se inicia com as Grandes Navegações. A modernidade
filosófica tem a sua origem com a ascensão da burguesia e a consequente
instauração dos valores românticos no quadro do pensamento europeu. Na
literatura, consideramos modernidade o momento em que, na transição do século
XIX para o XX, muitos artistas criam seus textos literários procurando romper
com toda a tradição anterior, ansiando por uma arte sem heranças do passado.
Naturalmente, esse pensamento incuba-se a partir do Romantismo, mas é quando se
constata a falência da proposta pedagógica e moral do Romantismo (e do
movimento herdeiro dessa proposta, o Realismo-Naturalismo) que se inicia
propriamente a modernidade literária.
O sentido da
palavra modernidade, na literatura, no entanto, não pode ser confundido com o
sentido da expressão literatura modernista, em especial a brasileira surgida em
1922, com a Semana de Arte Moderna. Embora seja verdade que desse movimento
saíram os princípios de renovação estética e criação poética que, de uma forma
ou de outra, influenciam a produção literária até hoje.
A literatura
da modernidade, no quadro da Literatura Brasileira, de forma muito
simplificada, poderia incluir o Simbolismo, o Pré-Modernismo e o Modernismo.
Além disso, a atitude de modernidade encontra ressonâncias em alguns escritores
realistas, românticos e, até árcades. Por exemplo, a visão do poeta como um
desajustado diante do mundo burguês, que é própria da modernidade, surge com o
Romantismo. É nesse movimento literário que o escritor começa a ser visto como
um incompreendido por não repetir as fórmulas ou condutas valorizadas pelo que
é considerado “normalidade social”.
A literatura
da modernidade não quer mais ser construída como um reflexo, idealizado ou não,
da realidade ambiente – como ainda ocorria com o Romantismo e com o Realismo-Naturalismo
–; quando se volta para essa realidade, é para ressignificá-la de modo bem
diverso.
Uma das
características mais marcantes da modernidade é o desejo de ruptura com o
passado, e até com o presente, com o qual não se concorda, para construir outro
presente, com a necessidade de dialogar com o passado na construção do novo
presente. É, portanto, um sentimento ambíguo, dividido, que, ao mesmo tempo que
deseja romper com o passado, necessita dele para superá-lo.
Leia o texto abaixo e responda o que
se pede:
A paixão medida
O poeta
Declina de toda responsabilidade
Na marcha do mundo capitalista
E com suas palavras, intuições,
símbolos
e outras armas
|
Promete ajudar
A destruí-lo
Como uma pedreira, uma floresta,
Um verme.
|
ANDRADE, Carlos Drummond de. In: A
paixão medida. São Paulo: Companhia das Letras (com futuro lançamento). Carlos
Drummond de Andrade © Graña Drummond: <http://
www.carlosdrummond.com.br>.
1)
Assinale V (verdadeira)
ou F (falsa) para cada uma das seguintes afirmações:
( ) o eu lírico posiciona-se
contrariamente ao mundo instituído, propondo-se a destruí-lo, como se esse
mundo fosse uma pedreira, uma floresta ou um verme.
( ) o eu lírico deseja as palavras,
intuições, símbolos e outras armas do mundo capitalista.
( ) o poema revela uma amarga visão
de desencanto com o mundo atual.
( ) o eu lírico revela, em seu
poema, certa simpatia com os ideais do capitalismo.
2) Por que podemos dizer que esse
poema de Drummond é um bom exemplo da modernidade literária?
________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2 -
I - Assista aos filmes:
“A Guerra de Canudos”
“Triste Fim de Policarpo Quaresma”
“Tempos Modernos”,
Charlie Chaplin
II - Ao final
escreva ou grave um vídeo fazendo uma resenha crítica a respeito dos filmes
acima (uma resenha para cada filme).
Tenha um
roteiro de perguntas em mente ao assistir os filmes
Uma maneira eficiente de desenvolver
um bom trabalho é traçar algumas perguntas direcionadoras. É fundamental
observar e anotar os seguintes pontos:
·
Identificação
da obra (nome, autor, ano, país de origem, elenco
(ator(es)/atriz(es) protagonistas)
·
Já assistiu
algum filme do mesmo diretor?
·
Já assistiu
algum filme com os atores/atrizes protagonistas? Gostou do desempenho deles?
·
Qual o assunto
da obra (filme)?
·
Em que época se passa a história?
·
Quais os
valores da sociedade da época?
·
Ele tem
algum diferencial?
·
Qual a
intenção do autor?
·
O tratamento dado ao tema é compreensível?
·
A que tipo de telespectador se dirige ?
·
Preciso de
conhecimentos específicos para entender o que ele quer comunicar, como o
contexto histórico em que ocorrem os fatos?
·
O enredo é bem organizado?
·
O filme é
interessante?
·
Existem
imagens/cenários? Foram bem escolhidos?
·
Como é a
atuação dos atores/atrizes?
·
É preciso
assistir novamente para entender bem alguns trechos que não ficaram claros?
·
É preciso
consultar outras resenhas para entender melhor como fazer?
Esses são
apenas alguns exemplos, mas que podem ser usadas na introdução, desenvolvimento
e conclusão da resenha crítica. (Anote suas observações, pois elas serão úteis
para a construção do texto).
O que é uma resenha crítica?
Como um gênero textual, uma resenha crítica é um texto em forma de
síntese (resumo) que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato
cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows
etc.
Na resenha crítica, os cinco passos
a seguir formam um guia para uma produção completa:
1. Identifique a obra: coloque os dados da obra que você vai resenhar (nome, autor, ano,
local de criação, personagens protagonistas);
2. Apresente a obra: situe o telespectador descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo da
obra a ser resenhada;
3. Descreva o conteúdo: resuma o enredo do filme.
4. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua
opinião. Argumente baseando-se no que você analisou nas cenas que assistiu. Dê
asas ao seu senso crítico e justifique sua opinião.
5. Recomende a obra: Você já assistiu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de
analisar para quem o texto realmente é interessante.
Exemplo
CORINGA
Data de lançamento: 3 de outubro de 2019 (2h 02min)
Direção: Todd Phillips
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
Gênero: Drama
Nacionalidades: EUA, Canadá
Data de lançamento: 3 de outubro de 2019 (2h 02min)
Direção: Todd Phillips
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
Gênero: Drama
Nacionalidades: EUA, Canadá
Ontem, após muitas recomendações de alunos e amigos, fui assistir ao filme JOKER – ou Coringa. O nome faz alusão à carta 2 do baralho, que pode ser de crucial importância durante um jogo de cartas, pois ela substitui qualquer outra em uma jogada. Mas se o jogador não souber jogar com ela, pode causar uma pane e perder o jogo, ou desperdiçá-la em uma jogada estúpida.
O filme
conta a história da origem do Coringa – inimigo número um de Batman – e de como
ele tornou-se mau e vingativo. O personagem principal, muito bem interpretado
por Joaquin Phoenix, passa por várias dificuldades em sua vida, em todos os
campos: profissional, financeiro, de saúde, social e amoroso. Sua vida está em
ruínas, sua autoestima é inexistente e devido ao fato de estar sofrendo
de depressão profunda e envolto em pensamentos negativos, sentimentos de
inadequação e autopiedade, ele afunda cada vez mais em um poço de negatividade,
atraindo para si mesmo desgraça e miséria. Para piorar ainda mais sua situação,
as pessoas o evitam, pois ele sofre de um distúrbio que o faz perder o controle
sobre o riso, dando gargalhadas incontroláveis nas horas mais impróprias.
Se tentarmos
olhar para o filme apenas como um trabalho de arte, ele é muito bom: bem
dirigido, bem interpretado, com bom roteiro e cenários adequadamente sombrios.
Mas se formos considerar a mensagem subliminar que ele traz, eu diria que ela é
inadequada ao momento que o mundo está passando, momento este em que uma
simples fagulha pode colocar fogo no palheiro, pois pode incutir nas mentes
mais fracas pensamentos de ódio e revolta, incitando a violência, a separação
de classes sociais e a exaltação e adoração ao bizarro. Já li algumas resenhas,
e em uma delas, o personagem Thomas Wayne é citado como “O rico fascista.”
De repente,
um louco tem uma atitude totalmente apolítica e inadvertidamente torna-se o
líder de um movimento supostamente político. Em certa altura, o Coringa do
filme me fez lembrar o Annonymous das manifestações ocorridas no Brasil e em outras
partes do mundo há alguns anos.
Apesar de
tratar-se de uma obra de ficção, é impossível não estabelecer uma
analogia com a vida real e notar o quanto as pessoas se deixam levar por
ideias equivocadas, escolhendo líderes políticos e espirituais nas piores
camadas e pocilgas terrestres, apenas porque têm preguiça de pensarem por si
mesmos. No filme, um assassino com graves problemas mentais torna-se o símbolo
de uma revolução.
Mas, se
pensarmos apenas no trabalho de arte, com certeza será indicado ao Oscar e
poderá ganhar várias estatuetas.
Para consulta:
ATIVIDADE 3
I - Pesquise sobre Machado de Assis e do seu conto “O
espelho”, publicado em 1882 no livro Papéis Avulsos.
Acesso ao conto “O Espelho” em:
II- Leia o conto e faça uma pesquisa a partir do conto,
destacando os seguintes elementos:
● Personagens: quem são e sua função no enredo.
● Características físicas e psicológicas das
personagens.
● Espaço (descrição do cenário): onde os fatos
ocorrem.
● Tempo em que é narrado ou acontece a história
● Foco narrativo, entre outros elementos estruturais
que compõem o conto.(1ª ou 3ª pessoa e o
propósito dessa escolha).
III- Busque informações sobre Cecília Meireles e
especificamente sobre seu poema “Retrato”:
Leia e analise o poema
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio tão amargo. |
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas, eu não tinha este coração que nem se mostra. |
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa e fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?"
(Cecília Meireles)
|
1) Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o poema:
a) A expressão "mãos sem força", que aparece no primeiro verso
da segunda estrofe, indica um lado fragilizado e impotente do "eu"
poético diante de sua postura existencial.
b) As palavras mais sugerem do que escrevem, resultando, daí, a força
das impressões sensoriais. Imagens visuais e auditivas, em outros poemas,
sucedem-se a todo momento.
c)
O tema revela uma busca da percepção de si mesmo. Antes de um simples retrato,
o que se mostra é um autorretrato, por meio do qual o "eu" poético
olha-se no presente, comparando-se com aquilo que foi no passado.
d)
Não há no poema o registro de estados de ânimo vagos e quase incorpóreos, nem a
noção de perda amorosa, abandono e solidão.
2) Responda adequadamente.
I - Mudança possui o sentido de transferência de moradia;
II - Mudança está indicando que a poeta tenta desvendar quando foi que a
sua vividez, a sua alegria, quando a sua essência se perdeu, ao longo da vida.
III - Mudança foi o vocábulo escolhido pela autora para retratar a si
mesma, mostrando o antes e o depois do passar do tempo.
IV - A autora ilustra as mudanças ocorridas com o passar do tempo
fazendo descrições das partes do corpo como se estivesse desenhado para o
leitor. Descreve seu rosto, suas mãos, seus lábios e até mesmo seu coração.
a)Todas as alternativas estão
corretas.
b)Apenas as alternativas I e II
estão corretas.
c)Todas as alternativas estão
corretas, exceto a alternativa I.
d)Todas as alternativas estão
corretas, exceto a alternativa IV.
e)Apenas as alternativas III e IV
estão corretas.
3) Pesquise uma análise pronta do poema “Retrato” e escreva
o que você entendeu e se correspondeu ao seu primeiro entendimento.
Sugestão – acesse
https://www.youtube.com/watch?v=TzTdRoWxZhw
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Escreva sobre a relação que há entre o conto “O espelho”
de Machado de Assis com poema “Retrato” de Cecília Meireles.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
https://cadernodoaluno.org/caderno-do-aluno-portugues-3o-ano-ensino-medio-volume-1/acesso em 23/03/2020
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ acesso em em
23/03/2020
https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/?pag=12 .acesso em em
23/03/2020
SÃO PAULO.Secretaria
de Estado da Educação. SP Faz Escola Caderno do Professor - LINGUAGENS Ensino
Médio – 3º ano. Volume 1
https://drive.google.com/file/d/18E_NdVjLWX0uWQzYIPNjlkFb3TSzXlX-/view?usp=sharing. Acesso em
23/03/2020
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-literatura/exercicios-sobre-cecilia-meireles.htm. Acesso em
24/03/2020
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/63b9f766-60.
Acesso em 24/04/2020