Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2020


2º A – B – C – D – E – F   ENS. MÉDIO  PROF FRED   FÍSICA

ROTEIRO DE ESTUDOS - FÍSICA


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS: 2ª SÉRIE -  PROF. FREDERICO

Olá aluno(a),

Estamos enviando um roteiro de estudos para que seja realizado nesse período de distanciamento escolar com a intenção de realizar uma retomada das habilidades já trabalhadas no 1º bimestre com o objetivo de recuperá-las e/ou aprofundá-las.
Esse material deverá ser realizado em folha de papel almaço com as devidas identificações: escola, nome do aluno, série e disciplina.
O aluno deverá procurar um local em sua residência propício para a realização dos estudos afim de elaborar as respostas das atividades enviadas.
Organize seu tempo para que não haja acúmulo de tarefas.
Para a entrega das atividades os alunos deverão aguardar futuras orientações. Caso o aluno tenha alguma dúvida poderá entrar em contato pelo e-mail fredlazarini@gmail.com.br no período das 19 ás 21h.
Neste Roteiro estudaremos os seguintes temas:

Energia térmica
- calor
- temperatura
-Escalas termométricas
-dilatação térmica
-processos de transmissão do calor
-fenômenos naturais relacionados com o calor e temperatura

Atividades a serem desenvolvidas:

ATIVIDADE I
Tema: Resumo teórico sobre o tema Movimento.

Pesquisa em livros, apostilas e Internet, sobre os conceitos de: calor, temperatura, Escalas termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), dilatação térmica, processos de transmissão do calor e fenômenos naturais relacionados com o calor e temperatura (inversão térmica, efeito estufa, aquecimento global, chuva de granizo, tempestades).

Resumo teórico da pesquisa. (Obs.: não é cópia e sim o que o aluno entendeu).

ATIVIDADE II

Resolva as questões a seguir


3. Complete:
a) Na estrutura dos sólidos, os corpos são constituídos por formas cristalinas ___________ e __________.
b) Quando tocamos os corpos somos capazes de diferenciar os ______________ dos ____________.
c) Temperatura está diretamente relacionado com o estado de _______________ das partículas.
d) Os __________________ são aparelhos que medem a temperatura dos corpos.
e) As escalas termométricas que relacionamos são: ______________, ______________ e  ___________.

4. Questões
1. Qual a definição de temperatura?

2. Uma substância está com uma temperatura de 50ºF, qual seria esse valor na escala Celsius?

3. Um médico quebrou seu termômetro clínico e substituiu por outro na escala Kelvin. Esse termômetro marcou 315K. Qual a temperatura do doente?

4. (Teste) Tendo uma visão microscópica. Qual a sequência representa o esquema de como são formados as substâncias?
a) moléculas, átomos e partículas.
b) átomos, partículas e moléculas.
c) partículas, moléculas e átomos.
d) átomos, moléculas e partículas.

QUESTOES
1. Relacione as colunas, colocando as letras corretamente:
(A) SÓLIDO
(B) LÍQUIDO
(C) GASOSO
(       ) viscosidade
(       ) forma definida
(       ) ocupa todo o volume do recipiente
(       ) possui rigidez
(       ) proximidade das moléculas
(       ) forma do recipiente
(       ) alta compressibilidade
2. Uma substância está com uma temperatura de 82ºF; qual seria esse valor na escala Celsius? A substância está quente ou fria?

3. Um médico quebrou seu termômetro clínico e substituiu por outro na escala Kelvin. Esse termômetro marcou 315K. Qual a temperatura do doente?

4. Quais são as grandezas relevantes para que um corpo aumente suas dimensões:

5.  Assinale em cada frase, se é verdadeira (V) ou falsa (F):
(     ) Tensão superficial é quando a superfície livre de qualquer líquido comporta-se como se fosse uma membrana elástica.
(     ) Temperatura mede a quantidade de substância térmica adquirida pelo corpo.
(     ) A propriedade dos fluidos de subir ou descer em tubos muito finos chama-se amorfo.
(     ) Equilíbrio térmico, também conhecido como princípio zero da termodinâmica, consiste em deixar, após certo intervalo de tempo, os corpos com a mesma temperatura.
(     ) Ponto de ebulição é quando a substância atinge um grau de agitação muito pequena.
(     ) Todos os corpos possuem uma energia interna natural. Se essa energia for aumentada sua temperatura também aumenta.
(     )  Pelo tato temos a sensação de que um corpo está frio ou quente;
(     )  A experiência mostra que os sólidos, ao sofrerem aquecimento, se contraem e, ao serem resfriados, se dilatam.
(     ) Calor e temperatura são conceitos equivalentes.
(     ) O efeito estufa é um fenômeno que mantém a temperatura média da Terra constante.

7. Coloque em ordem crescente de temperaturas: a chama do gás de cozinha, o corpo humano, o óleo em que batatas estão sendo fritas, a água fervendo e a água do mar.
a) a chama do gás de cozinha, o corpo humano, o óleo em que batatas estão sendo fritas, a água fervendo e a água do mar
b) o corpo humano, o óleo em que batatas estão sendo fritas, a chama do gás de cozinha, a água fervendo e a água do mar
c) o corpo humano, a água do mar, a chama do gás de cozinha, o óleo em que batatas estão sendo fritas e a água fervendo
d) a água do mar, o corpo humano, a água fervendo, o óleo em que batatas estão sendo fritas e a chama do gás de cozinha

8. Descreva em poucas linhas o funcionamento das Brisas Marítimas e Brisas Terrestres.
9. Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas: febre repentina igual ou superior a 40ºC, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional. Qual será essa temperatura na escala Fahrenheit?

10. (UEL-PR) O coeficiente de dilatação linear do aço é 0,000011ºC-1. Os trilhos de uma via férrea têm 12m cada um na temperatura de 0ºC. Sabendo-se que a temperatura máxima na região onde se encontra a estrada é 40ºC, qual deverá ser o espaçamento mínimo entre dois trilhos consecutivos?

11. (PUC-PR). Sobre a dilatação térmica dos corpos, é correto afirmar:
I. A água, ao ser aquecida, sempre diminui de volume.
II. Quando uma chapa metálica com um furo se dilata, o furo diminui.
III. O aumento do comprimento de uma haste metálica é diretamente proporcional ao seu comprimento inicial.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente a afirmativa III é verdadeira.
d) As afirmativas II e III são verdadeiras.
e) As afirmativas I e III são verdadeiras.

12. Uma barra de ferro, coeficiente de dilatação linear 12.10 −6 °C −1, possui um comprimento de 15 m a 20°C, se a barra é aquecida até 150°C, determine
a) A dilatação sofrida pela barra;

b) O comprimento final da barra.

13. Uma placa quadrada de alumínio tem uma área de 2 m2 a 50 °C, se a placa é resfriada até 0 °C sua área varia de 0,0044 m2. Determine os coeficientes de dilatação superficial e linear do alumínio.

14. Com base nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, diga se os cobertores nos esquentam? Sim ou não. Justifique sua resposta.

15. As tampas de metal de potes de vidro são mais fáceis de serem abertas quando o pote todo é imerso em água quente. Isso ocorre porque?

16. Num posto de gasolina recebeu 400L de combustível por volta das 12 horas, quando a temperatura era de 35 °C. Ao cair da tarde, baixou a temperatura para 25 °C e permaneceu até que toda a gasolina fosse totalmente vendida. Qual foi o prejuízo, em litros de combustível, que o dono do posto sofreu? Dados: Coeficiente de dilatação do combustível é de 0,001°C-1.
a) 400L    
b) 44 L   
c) 40L   
d) 140L     

17. (Unifor-CE) Fazendo-se passar vapor d’água por um tubo metálico oco, verifica-se que a sua temperatura sobe de 25 °C para 125 °C. Verifica-se também que o comprimento do tubo passa de 800 mm para 802 mm. Pode-se concluir daí que o coeficiente de dilatação linear do metal vale, em °C-1:
a) 0,000012
b) 0,000017
c) 0,000021
d) 0,000025

18. (MACK-SP) Uma placa de aço sofre uma dilatação de 0,24 m², quando aquecida de 10 °C. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear médio do aço, no intervalo considerado, é 0,0012 ºC-1 , podemos afirmar que a área da placa, antes desse aquecimento, era:
a) 200
b)100
c) 20
d) 10

Fonte Bibliográfica que o aluno deve consultar:
1.                Estrutura da matéria – como as coisas são feitas:
Veja a figura no link: fredlazarini.wordpress.com

2.                Estados da Matéria

3.                Estudo da temperatura

4.       Estudo do calor

5.       Transmissão do calor

6.       Dilatação térmica

Livros
1.       Conexão com a Física / Blaidi Sant’Anna – Ed. Moderna – Vol. 2.
2.       Física / Ana Fukui – Ed. SM (coleção ser protagonista) – Vol. 2.
3.       Física contexto & aplicação / Beatriz Alvarenga – Ed. Scipione – Vol. 2.