Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2020


3º A – B - C   ENS. MÉDIO  PROFº FRED FÍSICA


ROTEIRO DE ESTUDOS - FÍSICA


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS: 3ª SÉRIE - PROF. FREDERICO

Olá aluno(a),

Estamos enviando um roteiro de estudos para que seja realizado nesse período de distanciamento escolar com a intenção de realizar uma retomada das habilidades já trabalhadas no 1º bimestre com o objetivo de recuperá-las e/ou aprofundá-las.
Esse material deverá ser realizado em folha de papel almaço com as devidas identificações: escola, nome do aluno, série e disciplina.
O aluno deverá procurar um local em sua residência propício para a realização dos estudos afim de elaborar as respostas das atividades enviadas.
Organize seu tempo para que não haja acúmulo de tarefas.
Para a entrega das atividades os alunos deverão aguardar futuras orientações. Caso o aluno tenha alguma dúvida poderá entrar em contato pelo e-mail fredlazarini@gmail.com.br no período das 19 ás 21h.

Neste Roteiro estudaremos os seguintes temas:

Eletricidade
- Cargas elétricas
- Processos de eletrização
- Campo elétrico
- Grandezas elétricos (tensão, corrente, resistência e potência elétrica)

Atividades a serem desenvolvidas:

ATIVIDADE I
Tema: Resumo teórico sobre o tema Movimento.

Pesquisa em livros, apostilas e Internet, sobre os conceitos de: calor, temperatura, Escalas termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), dilatação térmica, processos de transmissão do calor e fenômenos naturais relacionados com o calor e temperatura (inversão térmica, efeito estufa, aquecimento global, chuva de granizo, tempestades).

Resumo teórico da pesquisa. (Obs.: não é cópia e sim o que o aluno entendeu).

ATIVIDADE II

Resolva as questões a seguir:
1. Caça-palavras:
E
A
S
P
D
P
G
D
R
P
1. Para um corpo ficar eletrizado é preciso que o n.° de prótons e elétrons seja.
2. Unidade de medida de carga elétrica,
3. Partícula que não possui carga elétrica.
4. Quando um corpo está com falta de elétrons ele está eletrizado com carga?
5. Quando um corpo está com excesso de elétrons ele está eletrizado com carga?
6. Como é chamada a carga elétrica de um elétron.
7. Qual deve ser a relação entre prótons e nêutron para que um corpo fique neutro?
8. Partícula que está junto com o nêutron dentro do núcleo do átomo.
9. Partícula que possui carga elétrica negativa.
H
L
J
R
K
C
L
I
A
O
Z
X
E
O
C
O
V
F
T
S
N
I
B
T
N
U
M
E
N
I
O
G
Q
O
R
L
W
R
E
T
R
U
R
N
T
O
E
E
M
I
T
A
T
Y
U
M
N
N
E
V
U
L
O
P
A
B
S
T
L
A
E
D
F
G
H
J
K
E
E
L
N
E
G
A
T
I
V
A
A
O


2. Interpretação de Texto: Organizando as coisas
Alguns aparelhos como: chuveiro, ferro de passar roupas, lâmpadas, aquecedores e outros, são aparelhos que tem em comum o fato de transformarem a energia elétrica em energia térmica. Esses aparelhos são os que têm a construção mais simples: possuem um pedaço de fio em forma de espiral cujo nome é resistor. São então considerados resistivos.
Já outros aparelhos quando ligados produzem algum tipo de movimento (liquidificador, ventilador, batedeiras e outros). Transforma parte da energia elétrica em energia mecânica. Tais aparelhos são denominados motores elétricos. Outros dispositivos são denominados fontes (pilhas, baterias, dínamo e outros), pois, transformam outras formas de energias (mecânica, química,...) em energia elétrica.
Já os telefones, rádios televisores, alto-falantes forma um agrupamento chamado elementos de comunicação e informação. Onde por sua vez são constituídos por vários outros dispositivos como fios, chaves, transistores, ímãs, resistores denominados componentes elétricos e eletrônicos.
Questões:
1. Quais são os grupos de classificação dos aparelhos elétricos?
2. Qual a transformação de energia de um aparelho resistivo?
3. Cite outro aparelho de comunicação e informação que não esteja relacionado,
4. Faça um esquema relacionando os elementos de cada grupo?

3. Complete:
a. Os sólidos que possuem elétrons livres em seu interior são denominados _______________ .
b. No séc. VI, Thales de Mileto observou que um pedaço de __________ atraia pequenos objetos.
c. Para que um corpo eletrizado fique neutro é preciso instalar um dispositivo que comumente chamamos de fio ___________ .
d. O ___________________ é um dispositivo realizado em sala de aula que possibilita a verificação se um corpo está ou não eletrizado.
e. Quando temos dois corpos com sinais iguais há o surgimento de uma força de ___________. Já quando eles têm sinais __________ a força é de atração.

4. No átomo ao lado, diga: 

a) Qual o número de prótons, nêutrons e elétrons?

b) Ele está neutro ou eletrizado?

c) Qual o sinal de sua eletrização?

d) Qual o valor de sua carga elétrica? (dado: e= 1,6 . 10-19)



5.
Relacione:
A. Atrito
B. Contato
C. Indução
D. Q = n . e
(      ) Processo de eletrização onde os corpos ficam com sinais iguais
(      ) Ocorre um afastamento das cargas elétricas dentro da substâncias
(      ) Serve para calcular o valor da s cargas elétricas dos corpos.
(      ) Processo de eletrização onde os corpos ficam com sinais diferentes

6. Coloque o sinal (+ ou -) em cada caso abaixo


7. Duas esferas A e B (metálicas e idênticas) estão carregadas com cargas respectivamente iguais a 6C e
-4C. Uma terceira esfera C, metálica e idêntica às anteriores, está inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida esse contato é desfeito e a esfera C é colocada em contato com B. Determine o valor da carga elétrica da esfera C.

8. Medidas elétricas indicam que a superfície terrestre tem carga elétrica total negativa de, aproximadamente, 6.000.000 coulombs. Em tempestades, raios de cargas positivas, embora raros, podem atingir a superfície terrestre. Determine o número de elétrons que atinge a superfície terrestre? (Dado: e=1,6.10-19C).

9. O que acontece quando colocamos dois corpos próximos nos casos abaixo:


10. Quais afirmativas estão corretas:
I- Quando existir um excesso de elétrons, o corpo ficará eletrizado negativamente.
II- Um dos princípios da eletrostática é o da atração e repulsão.
III- Os elétrons e os prótons possuem a mesma carga elétrica, mas com sinais diferentes.
a) Todas incorretas         b) Todas corretas            c) Somente I e II.              d) Somente II e III.

11. Em uma tempestade onde há grande ocorrência de relâmpagos e trovões. Descreva com um pequeno texto onde é mais seguro se esconder para que você não seja atingido por um raio.

12. Escreva 2 materiais isolantes e 2 materiais condutores de eletricidade.

13. Duas esferas condutoras, A e B, estão em contato, inicialmente descarregadas. Elas estão suspensas por hastes isolantes e rígidas. Aproximando-se da esfera B um corpo eletrizado negativamente, conforme a figura a seguir, que sinal de cargas elétricas adquire cada uma das esferas?







14. Um dos fenômenos mais simples da nossa vida moderna é acender uma lâmpada. Mas para isso é preciso quatro dispositivos conforme esquema ao lado. Escreva o nome de cada elemento do circuito elétrico de acordo com a numeração abaixo.
1_________________    2__________________    3__________________   4_________________


15. Em um circuito elétrico, utilizamos um dispositivo que transforma energia elétrica em térmica para ferver certa porção de carne suína, com o intuito de matar os vírus e as bactérias. Esse dispositivo tem uma resistência elétrica de 30 Ω que está conectado a uma tensão elétrica de 60 V. Com essas informações, qual será o valor da corrente elétrica que atravessa esse circuito?

16. Uma serpentina de aquecimento, ligada a uma tomada de 220 V, consome 33 A. Qual a resistência dessa serpentina?


17. Um resistor de resistência equivalente a 0,4 Ω é percorrido por uma intensidade de corrente elétrica igual a 25 A. Qual a ddp (U) entre os extremos do resistor?


18 Se um forno de 200 V possui um elemento de resistência de 40 Ω, qual o menor valor de corrente do fusível que deve ser usado na linha para proteger o elemento aquecedor?


19. O que é um raio? E como ele se forma.

20. Em uma tempestade onde há grande ocorrência de relâmpagos e trovões. Descreva com um pequeno texto onde é mais seguro se esconder para que você não seja atingido por um raio. Justifique sua resposta.

21. Uma serpentina de aquecimento, ligada a uma linha de 110 V, consome 5 A. Qual a resistência dessa serpentina?

22. Uma torradeira com resistência de 8,27 Ω opera com uma corrente de 13,9 A. Encontre a tensão aplicada.

23. Se um forno de 240V possui um elemento de resistência de 24Ω, qual o menor valor de corrente do fusível que deve ser usado na linha para proteger o elemento aquecedor?

24. Um fio percorrido por uma corrente de 0,25 A deve conduzir, através de uma seção transversal, uma carga dê 45 C. Qual o intervalo de tempo necessário para que isso ocorra?

25. Dado o esquema abaixo, determine o valo da corrente elétrica que passa pelo dispositivo A.


Fonte Bibliográfica que o aluno deve consultar:
1.    Estrutura da matéria – como as coisas são feitas:
Veja a figura no link: fredlazarini.wordpress.com

2.    Cargas elétricas

3.    Força elétrica

4.    Potencial elétrico

5.    Circuitos elétricos

6.    Conta de luz – consumo de energia

7.    Consumo consciente de energia – dicas de economia e fontes alternativas de energia
Veja o vídeo no link: http://www.energia.sp.gov.br/


Livros
1.    Conexão com a Física / Blaidi Sant’Anna – Ed. Moderna – Vol. 3.
2.    Física / Ana Fukui – Ed. SM (coleção ser protagonista) – Vol. 3.
3.    Física contexto & aplicação / Beatriz Alvarenga – Ed. Scipione – Vol. 3.