2º A ENS. MÉDIO - PROJETO DE VIDA - PROFª LEDA
ROTEIRO DE
ESTUDOS - PROJETO DE VIDA
ENSINO MÉDIO
2º ANO A
ATIVIDADE 1
Mensagem aos(às) estudantes
Talvez tenha passado pela sua cabeça o desejo de ter o
superpoder de acabar com o coronavírus em um piscar de olhos e voltar ao dia a
dia normal com seus e suas amigos(as) na escola... Seria ótimo, certo? Mas às
vezes enfrentamos situações que fogem ao nosso controle, como acontece agora e,
para superarmos as dificuldades, várias competências são úteis. Além de
seguirmos as orientações de prevenção ao coronavírus, podemos acionar as
competências socioemocionais como tolerância ao estresse, tolerância à frustração
e várias outras. Que tal usar as competências socioemocionais para ajudá-lo(a)
nesses dias? Convidamos você para uma missão extraordinária que se torna parte
do Desafio dos Superpoderes. Para cumprir a “Missão Extraordinária - Vamos
juntos!”, você precisa seguir 3 passos:
(1) Identificar, a cada semana, o principal desafio
que está enfrentando e qual competência socioemocional é mais necessária para
lidar com essa situação.
(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar essa
competência socioemocional para superar o desafio que está sendo enfrentado.
(3) Fazer registros trazendo exemplos de como está
colocando na prática. Esses registros podem ser em diferentes formatos, como:
textos, desenhos, áudios, pequenos vídeos, dentre outros. Em breve, seu
professor vai conversar com você sobre seus aprendizados e vivências.
Dica de ouro 1- mantenha seu Diário de Práticas e
Vivências atualizado! Esse Diário é um grande aliado no seu desenvolvimento
socioemocional e na construção de seu Projeto de Vida. Pelo menos uma vez por
semana, registre em seu Diário de Práticas e Vivências como está se sentindo,
como as mudanças recentes, relacionadas ao coronavírus, têm impactado seu dia a
dia, se sente falta da escola, quais os principais desafios que está
enfrentando e como isso se relaciona com seu Projeto de Vida e com o processo
de desenvolvimento socioemocional que está vivendo.
Dica de ouro 2 - leia e releia quantas vezes forem
necessárias as definições e rubricas das competências socioemocionais!
___________________________
As competências socioemocionais, segundo a BNCC são:
·
abertura ao novo (curiosidade
para aprender, imaginação criativa e interesse artístico)
Diz respeito à
capacidade de uma pessoa ser flexível, apreciativa diante de situações
desafiadoras, incertas e complexas. Tem relação com a disposição para novas
experiências estéticas, culturais e intelectuais.
·
consciência ou autogestão (determinação,
organização, foco, persistência e responsabilidade)
Diz respeito à
capacidade de ter foco, responsabilidade, precisão, organização e perseverança
com relação a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida. Também está relacionada à
capacidade de autorregulação.
·
extroversão ou engajamento com os outros (iniciativa
social, assertividade e entusiasmo)
Diz respeito à
motivação e à abertura para interações sociais.
·
amabilidade (empatia, respeito e confiança)
Diz respeito à
capacidade de conhecer pessoas e ser afetuoso, solidário e empático, ou seja,
ser capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e
repertório do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa.
·
estabilidade ou resiliência emocional
(autoconfiança, tolerância ao estresse e à frustração).
Diz respeito à
capacidade de aprender com situações adversas e lidar com sentimentos como
raiva, ansiedade e medo.
_________________
I)Desafio que vai muito além dos muros da escola:
“MISSÃO EXTRAORDINÁRIA – Vamos Juntos!”.
Para cumprir a missão extraordinária, você deve:
(1) Identificar,
a cada semana, o principal desafio que estão enfrentando e qual competência
socioemocional foi mais necessária para lidar com essa situação.
(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar essa
competência para superar o desafio que está sendo enfrentado.
(3) Fazer registros de como essa competência
socioemocional foi acionada, dando exemplos de suas ações, que podem ser em
diferentes formatos, como: textos, desenhos, áudios, pequenos vídeos, dentre
outros, não se restringindo ao Diário de Práticas e Vivências, mas sempre
articulado ao uso desse Diário, que é um grande aliado na vivência do estudante
e na construção de seu Projeto de Vida.
ATIVIDADE 2
A)
Pense no
significado das palavras “sucesso” e “progresso” e pesquise o significado num
dicionário.
B)
Relate suas histórias pessoais de sucesso. Anote em seu Diário de Práticas e Vivências.
ATIVIDADE 3
I)Leia as
informações abaixo sobre personagens que, nas diferentes áreas do conhecimento,
podem ser associados a descobertas que ainda são importantes na vida
contemporânea. Reflita e depois responda o que se pede:
Personagem 1: Pina Bausch
Pina Bausch
(1940-2009) foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga e diretora de companhia de
balé alemã. É considerada representante da dança-teatro, que tem como
característica contar uma história por meio da dança. suas coreografias
baseavam-se nas experiências cotidianas dos bailarinos, que a ajudavam a
criá-las.
Personagem 2: Albert Einstein
Albert
Einstein (1879-1955), físico teórico alemão, é considerado um dos mais
importantes cientistas de todos os tempos. seus estudos deram origem a centenas
de importantes publicações científicas. Entre elas, a da teoria da relatividade
geral e a da Lei do Efeito Fotoelétrico, fundamental no estabelecimento da
teoria quântica. Em 1921, recebeu o prêmio Nobel de física.
Personagem 3: Alexander Fleming
O trabalho
do bacteriologista escocês Alexander Fleming (1881-1955) foi inteiramente
dedicado à humanidade. Em 1928, ele descobriu a penicilina, substância que
posteriormente daria origem ao primeiro antibiótico da história. Inspirou o
desenvolvimento dos antibióticos, possibilitando a sua produção em escala
industrial.
Personagem 4: Isaac Newton
O inglês Isaac
Newton (1642-1727) foi físico, filósofo, inventor, alquimista e matemático.
Desenvolveu suas famosas leis, que explicam o movimento e o equilíbrio dos
corpos. somadas à teoria da gravitação universal, as leis fundamentam a
mecânica clássica. Ele também desenvolveu o cálculo, ferramenta básica da
matemática.
Personagem 5: Galileu Galilei
Galileu Galilei
(1564–1642) foi astrônomo, filósofo, matemático e físico e esteve relacionado
estreitamente com a revolução científica. Eminente homem do renascimento,
mostrou interesse por quase todas as ciências e artes (música, literatura e
pintura). Seus êxitos incluem a melhoria do telescópio, grande variedade de
observações astronômicas e a primeira lei do movimento.
Personagem 6: Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci
(1452-1519) foi arquiteto, escultor, pintor, inventor, músico e engenheiro.
Humanista, considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e a pessoa
com os mais diversos talentos da história, Da Vinci tinha ideias muito à frente
de seu tempo. Ele nasceu em Vinci, na Itália, e pintou obras de arte
inestimáveis, como a Monalisa, a Última Ceia e O batismo de Cristo. Da Vinci
criou o primeiro protótipo do helicóptero. Seus estudos e desenhos sobre o
corpo humano influenciaram gerações de anatomistas.
Personagem 7: Charles Darwin
O
naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) chocou a sociedade de sua época
ao apresentar a teoria da Evolução, que estuda a origem da humanidade e
contesta a tese de que a vida teria sido criada pela intervenção divina. Alguns
jogos eletrônicos se basearam na teoria evolutiva de Darwin ao criar criaturas
microscópicas que tentam dominar o mundo, passando por vários estágios de
evolução. Montadoras criaram um programa de evolução baseado nas ideias de
Darwin para planejar trabalhos de fabricação complexa e agilizar o tempo de
produção dos carros.
Personagem 8: Thomas Alva Edison
Thomas Edison
(1847-1931) foi um cientista e inventor, nascido nos Estados unidos. Há
diversos objetos patenteados em seu nome e que serviram de base para que algo
posterior fosse criado. Foi criador da lâmpada elétrica incandescente e também
idealizou a caneta de tatuagem, a embalagem a vácuo e as rodas de borracha.
Personagem 9: Bidu Sayão
Bidu Sayão
nasceu em Itaguaí (RJ), em 1902, e faleceu em Rockport, Maine (Eua), em 1999. Foi
uma célebre intérprete lírica brasileira. Estreou no Metropolitan Opera House
de nova York em 1937 e fez parte do elenco desse teatro durante muitos anos.
Personagem 10: João Carlos Martins
João Carlos
Martins, pianista e maestro brasileiro, nasceu em São Paulo (SP), em junho de
1940. Reconhecido por ser um dos maiores pianistas do mundo, é apontado como o
maior intérprete de Bach (1685-1750).
II) Escolha um desses personagens e
responda as seguintes questões:
a)
Quais as
razões da escolha desse personagem?
b)
Quais
motivos pessoais podem ter levado essa pessoa a obter sucesso na vida?
c)
Quais
características ou fatores podem ter favorecido/facilitado suas conquistas?
d)
Desenhe uma
escada (escada do sucesso pessoal) e coloque em cada degrau os fatores que, na
sua opinião, levaram os personagens acima ter sucesso. Anote no seu Diário de
Práticas e Vivências.
Referências