Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2020


2º A ENS. MÉDIO - PROJETO DE VIDA  -  PROFª LEDA


ROTEIRO DE ESTUDOS - PROJETO DE VIDA

ENSINO MÉDIO

  ANO A


ATIVIDADE 1

Mensagem aos(às) estudantes

Talvez tenha passado pela sua cabeça o desejo de ter o superpoder de acabar com o coronavírus em um piscar de olhos e voltar ao dia a dia normal com seus e suas amigos(as) na escola... Seria ótimo, certo? Mas às vezes enfrentamos situações que fogem ao nosso controle, como acontece agora e, para superarmos as dificuldades, várias competências são úteis. Além de seguirmos as orientações de prevenção ao coronavírus, podemos acionar as competências socioemocionais como tolerância ao estresse, tolerância à frustração e várias outras. Que tal usar as competências socioemocionais para ajudá-lo(a) nesses dias? Convidamos você para uma missão extraordinária que se torna parte do Desafio dos Superpoderes. Para cumprir a “Missão Extraordinária - Vamos juntos!”, você precisa seguir 3 passos:

(1) Identificar, a cada semana, o principal desafio que está enfrentando e qual competência socioemocional é mais necessária para lidar com essa situação.

(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar essa competência socioemocional para superar o desafio que está sendo enfrentado.

(3) Fazer registros trazendo exemplos de como está colocando na prática. Esses registros podem ser em diferentes formatos, como: textos, desenhos, áudios, pequenos vídeos, dentre outros. Em breve, seu professor vai conversar com você sobre seus aprendizados e vivências.

Dica de ouro 1- mantenha seu Diário de Práticas e Vivências atualizado! Esse Diário é um grande aliado no seu desenvolvimento socioemocional e na construção de seu Projeto de Vida. Pelo menos uma vez por semana, registre em seu Diário de Práticas e Vivências como está se sentindo, como as mudanças recentes, relacionadas ao coronavírus, têm impactado seu dia a dia, se sente falta da escola, quais os principais desafios que está enfrentando e como isso se relaciona com seu Projeto de Vida e com o processo de desenvolvimento socioemocional que está vivendo.
Dica de ouro 2 - leia e releia quantas vezes forem necessárias as definições e rubricas das competências socioemocionais!
___________________________

 As competências socioemocionais, segundo a BNCC são:

·         abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico)

Diz respeito à capacidade de uma pessoa ser flexível, apreciativa diante de situações desafiadoras, incertas e complexas. Tem relação com a disposição para novas experiências estéticas, culturais e intelectuais.

·         consciência ou autogestão (determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade)

Diz respeito à capacidade de ter foco, responsabilidade, precisão, organização e perseverança com relação a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida. Também está relacionada à capacidade de autorregulação.

·         extroversão ou engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo)

Diz respeito à motivação e à abertura para interações sociais.

·         amabilidade (empatia, respeito e confiança)

Diz respeito à capacidade de conhecer pessoas e ser afetuoso, solidário e empático, ou seja, ser capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e repertório do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa.

·          estabilidade ou resiliência emocional (autoconfiança, tolerância ao estresse e à frustração).

Diz respeito à capacidade de aprender com situações adversas e lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo.
_________________

I)Desafio que vai muito além dos muros da escola: “MISSÃO EXTRAORDINÁRIA – Vamos Juntos!”.

Para cumprir a missão extraordinária, você deve:

(1)       Identificar, a cada semana, o principal desafio que estão enfrentando e qual competência socioemocional foi mais necessária para lidar com essa situação.

(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar essa competência para superar o desafio que está sendo enfrentado.

(3) Fazer registros de como essa competência socioemocional foi acionada, dando exemplos de suas ações, que podem ser em diferentes formatos, como: textos, desenhos, áudios, pequenos vídeos, dentre outros, não se restringindo ao Diário de Práticas e Vivências, mas sempre articulado ao uso desse Diário, que é um grande aliado na vivência do estudante e na construção de seu Projeto de Vida.


ATIVIDADE 2

A)   Pense no significado das palavras “sucesso” e “progresso” e pesquise o significado num dicionário.
B)   Relate suas histórias pessoais de sucesso. Anote em seu Diário de Práticas e Vivências.


ATIVIDADE 3

I)Leia as informações abaixo sobre personagens que, nas diferentes áreas do conhecimento, podem ser associados a descobertas que ainda são importantes na vida contemporânea. Reflita e depois responda o que se pede:

Personagem 1: Pina Bausch

Pina Bausch (1940-2009) foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga e diretora de companhia de balé alemã. É considerada representante da dança-teatro, que tem como característica contar uma história por meio da dança. suas coreografias baseavam-se nas experiências cotidianas dos bailarinos, que a ajudavam a criá-las.

Personagem 2: Albert Einstein

Albert Einstein (1879-1955), físico teórico alemão, é considerado um dos mais importantes cientistas de todos os tempos. seus estudos deram origem a centenas de importantes publicações científicas. Entre elas, a da teoria da relatividade geral e a da Lei do Efeito Fotoelétrico, fundamental no estabelecimento da teoria quântica. Em 1921, recebeu o prêmio Nobel de física.

Personagem 3: Alexander Fleming

O trabalho do bacteriologista escocês Alexander Fleming (1881-1955) foi inteiramente dedicado à humanidade. Em 1928, ele descobriu a penicilina, substância que posteriormente daria origem ao primeiro antibiótico da história. Inspirou o desenvolvimento dos antibióticos, possibilitando a sua produção em escala industrial.

Personagem 4: Isaac Newton

O inglês Isaac Newton (1642-1727) foi físico, filósofo, inventor, alquimista e matemático. Desenvolveu suas famosas leis, que explicam o movimento e o equilíbrio dos corpos. somadas à teoria da gravitação universal, as leis fundamentam a mecânica clássica. Ele também desenvolveu o cálculo, ferramenta básica da matemática.


Personagem 5: Galileu Galilei

Galileu Galilei (1564–1642) foi astrônomo, filósofo, matemático e físico e esteve relacionado estreitamente com a revolução científica. Eminente homem do renascimento, mostrou interesse por quase todas as ciências e artes (música, literatura e pintura). Seus êxitos incluem a melhoria do telescópio, grande variedade de observações astronômicas e a primeira lei do movimento.

Personagem 6: Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi arquiteto, escultor, pintor, inventor, músico e engenheiro. Humanista, considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e a pessoa com os mais diversos talentos da história, Da Vinci tinha ideias muito à frente de seu tempo. Ele nasceu em Vinci, na Itália, e pintou obras de arte inestimáveis, como a Monalisa, a Última Ceia e O batismo de Cristo. Da Vinci criou o primeiro protótipo do helicóptero. Seus estudos e desenhos sobre o corpo humano influenciaram gerações de anatomistas.

Personagem 7: Charles Darwin

O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) chocou a sociedade de sua época ao apresentar a teoria da Evolução, que estuda a origem da humanidade e contesta a tese de que a vida teria sido criada pela intervenção divina. Alguns jogos eletrônicos se basearam na teoria evolutiva de Darwin ao criar criaturas microscópicas que tentam dominar o mundo, passando por vários estágios de evolução. Montadoras criaram um programa de evolução baseado nas ideias de Darwin para planejar trabalhos de fabricação complexa e agilizar o tempo de produção dos carros.

Personagem 8: Thomas Alva Edison

Thomas Edison (1847-1931) foi um cientista e inventor, nascido nos Estados unidos. Há diversos objetos patenteados em seu nome e que serviram de base para que algo posterior fosse criado. Foi criador da lâmpada elétrica incandescente e também idealizou a caneta de tatuagem, a embalagem a vácuo e as rodas de borracha.

Personagem 9: Bidu Sayão
Bidu Sayão nasceu em Itaguaí (RJ), em 1902, e faleceu em Rockport, Maine (Eua), em 1999. Foi uma célebre intérprete lírica brasileira. Estreou no Metropolitan Opera House de nova York em 1937 e fez parte do elenco desse teatro durante muitos anos.
Personagem 10: João Carlos Martins
João Carlos Martins, pianista e maestro brasileiro, nasceu em São Paulo (SP), em junho de 1940. Reconhecido por ser um dos maiores pianistas do mundo, é apontado como o maior intérprete de Bach (1685-1750).

II) Escolha um desses personagens e responda as seguintes questões:
a)     Quais as razões da escolha desse personagem?
b)     Quais motivos pessoais podem ter levado essa pessoa a obter sucesso na vida?
c)     Quais características ou fatores podem ter favorecido/facilitado suas conquistas?
d)     Desenhe uma escada (escada do sucesso pessoal) e coloque em cada degrau os fatores que, na sua opinião, levaram os personagens acima ter sucesso. Anote no seu Diário de Práticas e Vivências.

Referências