1º B – C – E – F EM. MÉDIO
PROF. FRED FÍSICA
ROTEIRO DE ESTUDOS - FÍSICA
ORIENTAÇÕES
PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS: 1ª SÉRIE - PROF. FREDERICO
Olá aluno(a),
Estamos enviando um roteiro de estudos
para que seja realizado nesse período de distanciamento escolar com a intenção
de realizar uma retomada das habilidades já trabalhadas no 1º bimestre com o
objetivo de recuperá-las e/ou aprofundá-las.
Esse material deverá ser realizado em
folha de papel almaço com as devidas identificações: escola, nome do aluno,
série e disciplina.
O aluno deverá procurar um local em
sua residência propício para a realização dos estudos afim de elaborar as
respostas das atividades enviadas.
Organize seu tempo para que não haja
acúmulo de tarefas.
Para a entrega das atividades os
alunos deverão aguardar futuras orientações. Caso o aluno tenha alguma dúvida
poderá entrar em contato pelo e-mail fredlazarini@gmail.com.br no
período das 19 ás 21h.
Neste Roteiro estudaremos os seguintes
temas:
- Movimento
- Cinemática
- Conceitos básicos
- Velocidade
- Aceleração
- Equações do movimento (Uniforme e Uniformemente Variado)
- Gráficos desses movimentos
Atividades a serem desenvolvidas:
ATIVIDADE I
Tema: Resumo teórico sobre o tema
Movimento.
Pesquisa em livros, apostilas e
Internet, sobre os conceitos de: corpo extenso, ponto material, repouso,
movimento, referencial, posição, deslocamento, caminho percorrido, trajetória,
velocidade, aceleração, tipos de movimento (uniforme e uniformemente variado).
Resumo teórico da pesquisa. (Obs.: não
é cópia e sim o que o aluno entendeu).
ATIVIDADE II
Resolva as questões a seguir
1. Caça
Palavras
|
||||||||||
M
|
O
|
V
|
I
|
M
|
E
|
N
|
T
|
O
|
Q
|
1. È a linha
imaginária que um corpo desenvolve ao deslocar.
2. Tudo que se pode
medir quantitativamente.
3. Quando um corpo
desenvolve uma velocidade maior que outro, podemos dizer que ele é:
4. Existem dois
tipos de grandeza: Vetorial e escalar. A velocidade é?
5. Quando um corpo
está em repouso qual o valor de sua velocidade.
6. Quando um corpo
varia sua posição no decorrer do tempo.
7. Ponto inicial de
qualquer trajetória.
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W
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E
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E
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R
|
T
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Y
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U
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I
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O
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A
|
|
A
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S
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L
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D
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F
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G
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H
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V
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J
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Z
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K
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L
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O
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Ç
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Z
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X
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C
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E
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V
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E
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B
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N
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Z
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M
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Q
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W
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E
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T
|
R
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D
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|
R
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T
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M
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E
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G
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I
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R
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O
|
Y
|
N
|
|
T
|
R
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A
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J
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E
|
T
|
O
|
R
|
I
|
A
|
|
U
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I
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O
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P
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A
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S
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D
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I
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F
|
R
|
|
F
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O
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H
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J
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K
|
L
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Ç
|
A
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O
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G
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Z
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E
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R
|
O
|
Z
|
X
|
C
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L
|
V
|
B
|
2. Relacione:
|
|
1.
Velocímetro
2. s; s0;
v; t
3.
Deslocamento
4. Ponto
material
5. Repouso
|
( ) espaço final; espaço inicial;
velocidade e tempo.
( ) mede a velocidade.
( ) quando as dimensões não são
consideradas no fenômeno.
( ) v = 0.
( ) variação dos espaços.
|
3. Complete:
a.________ _________ é todo corpo cujas dimensões não
interferem no estudo de um determinado fenômeno.
b. A queda de um corpo pode demonstrar várias
trajetórias. Isto acontece devido ao _______________ adotado.
c. Para um
corpo possuir a velocidade é preciso que ela seja __________________ de zero.
d. O sinal
negativo da velocidade indica que o corpo está no sentido _____________ da
trajetória adotado.
4.
Interpretação de Texto:
PARA QUE SERVE A FÍSICA?
Na linha do tempo, o homem sabe há mais de
100.000 anos o que significa cair na vertical. Sabemos que, durante a queda
de um corpo, a velocidade aumenta e podemos muito bem imaginar as
consequências de um impacto contra o solo. Porém, somente há um século o
homem passou a experimentar a colisão horizontal contra um obstáculo.
Nesse sentido podemos analisar os seguintes
exemplos: Se alguém cair de uma altura de 10 cm, a velocidade com a qual seu
corpo atinge o solo é de aproximadamente 5 km/h, a mesma velocidade com a
qual uma pessoa caminha tranquilamente.
Cair de um muro de 1,6 m de altura (0,5
andar) é como bater de bicicleta contra um muro a 20 km/h. Cair do 33° andar
de um prédio (velocidade vertical) é como bater o carro a 160 km/h
(velocidade horizontal).
|
Questões
sobre o texto:
1.
Qual a velocidade de uma pessoa andando?
2.
Qual o tipo de velocidade que tem um corpo caindo?
3.
Qual a velocidade de um corpo cair de um muro de 1,6m?
4.
O que ocasiona maior estrago. Cair do 10º ou do 11° andar? Com sua resposta o
que equivale cair do 33° andar?
5.
Qual a velocidade que o homem passou
a experimentar?
|
5.
Um arame foi cortado em dois pedaços. As partes obtidas foram
medidas: Pedaço A = 330 cm; Pedaço B = 1300 mm. Determine o comprimento inicial
do arame em metros.
6.
Identifique as grandezas físicas que aparecem nas frases abaixo e
classifique-as em escalar e vetorial:
a) “Na feira comprei 2 kg de maçãs.” Grandeza: _____________ e
classificação: _____________.
b) “Levei 30 min na fila do banco.” Grandeza: _____________ e classificação:
_____________.
c) “A velocidade do carro foi de 100 km/h durante a viagem.”
Grandeza: _____________ e classificação: _____________.
d) “Ao medir o tampo da mesa de jantar, achamos um comprimento de
2m.” Grandeza: _____________ e classificação: _____________.
7.
Ao lado de uma placa na estrada que indica o limite de velocidade de 90 km/h,
há outra placa que indica que a cidade de São Suave na Nave está a 30
quilômetros. Se o veículo demorar 15 minutos (0,25 h), qual a velocidade
atingida pelo veículo e ele será multado?
8. Qual a velocidade média, em km/h, de
um corpo que realiza um deslocamento de 40 km em 15 minutos?
9. A Anhanguera é uma importante rodovia
do Estado de São Paulo. Aqui podemos ver representadas algumas cidades
existentes ao longo dessa rodovia. Com base nessas informações, responda aos
exercícios:
a) Qual é o
espaço (posição) da cidade de Limeira mostrada na figura?
b) Qual é o deslocamento escalar de um carro que vai, em cada trecho, sempre no mesmo sentido, de Campinas a Limeira?
c) Qual é a velocidade média entre São Paulo e Rio Claro, sabendo que o tempo gasto foi de 2h?
d) Se um carro vai de Americana a São Paulo e retorna a Americana, qual é o seu deslocamento?
e) A distância
percorrida, se um carro vai de Jundiaí a São Paulo e retoma a Jundiaí?
10. Qual é a placa ao lado que indica
velocidade?
11. Um bolo de chocolate tem massa igual
a 2,5 kg. Determine a massa de bolo que restará após ser retirada uma fatia com
massa 250 gramas.
a) 248,5 g b) 252,5 g c) 2250 g d)
2750 g
12. Dada a tabela
abaixo, responda:
S (m)
|
100
|
150
|
200
|
250
|
300
|
350
|
400
|
t (s)
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
a) O tipo de movimento
b) a posição
inicial
c) a velocidade
média do corpo
d) A equação da
posição
e) Desenhe o
gráfico desse movimento
13. Um automóvel
em movimento retilíneo uniforme é representado pela fórmula s = 5 + 3.t. Qual
será a posição desse automóvel quando ele se encontra no instante 10s.
14. Dada a tabela
abaixo, responda:
v (m/s)
|
100
|
80
|
60
|
40
|
20
|
0
|
t (s)
|
0
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
a) O tipo de
movimento
b) a velocidade
inicial
c) a aceleração
média do corpo
d) A equação da
velocidade
e) Desenhe o
gráfico desse movimento
15. Um ponto material parte do repouso com movimento
uniformemente variado (acelerado), de aceleração escalar a = 5 m/s2.
Qual sua velocidade e seu espaço após 10 s?
16. O gráfico ao lado representa a
função horária do espaço de um móvel em trajetória retilínea e em movimento
uniforme.
Com base nele, determine a velocidade
e a função horária do espaço deste móvel.
a) S = 250 – 10 . t
b) S = 50 + 20 . t
c) S = 50 + 10 . t
d) S = 200 – 20 . t
Fonte
Bibliográfica que o aluno deve consultar:
1. Estrutura da matéria – como as coisas
são feitas:
Veja a figura no link: fredlazarini.wordpress.com
2. História da humanidade
Veja o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=eGlDxp4TNWk
3. Porque estudar Física
Veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=QyHzn4yG9as
4. Importância das medidas no estudo da
Física
6. Equações do movimento Uniforme e
uniformemente variado
Veja
o link ou video: https://youtu.be/Uq43A0qSyVA
Livros
1. Conexão com a Física / Blaidi Sant’Anna
– Ed. Moderna – Vol. 1.
2. Física / Ana Fukui – Ed. SM (coleção
ser protagonista) – Vol. 1.
3. Física contexto & aplicação /
Beatriz Alvarenga – Ed. Scipione – Vol. 1.