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quinta-feira, 26 de março de 2020

1º B – C – E – F   EM. MÉDIO PROF. FRED FÍSICA

ROTEIRO DE ESTUDOS - FÍSICA
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS: 1ª SÉRIE - PROF. FREDERICO

Olá aluno(a),

Estamos enviando um roteiro de estudos para que seja realizado nesse período de distanciamento escolar com a intenção de realizar uma retomada das habilidades já trabalhadas no 1º bimestre com o objetivo de recuperá-las e/ou aprofundá-las.
Esse material deverá ser realizado em folha de papel almaço com as devidas identificações: escola, nome do aluno, série e disciplina.
O aluno deverá procurar um local em sua residência propício para a realização dos estudos afim de elaborar as respostas das atividades enviadas.
Organize seu tempo para que não haja acúmulo de tarefas.
Para a entrega das atividades os alunos deverão aguardar futuras orientações. Caso o aluno tenha alguma dúvida poderá entrar em contato pelo e-mail fredlazarini@gmail.com.br no período das 19 ás 21h.

Neste Roteiro estudaremos os seguintes temas:

- Movimento
- Cinemática
- Conceitos básicos
- Velocidade
- Aceleração
- Equações do movimento (Uniforme e Uniformemente Variado)
- Gráficos desses movimentos

Atividades a serem desenvolvidas:

ATIVIDADE I
Tema: Resumo teórico sobre o tema Movimento.

Pesquisa em livros, apostilas e Internet, sobre os conceitos de: corpo extenso, ponto material, repouso, movimento, referencial, posição, deslocamento, caminho percorrido, trajetória, velocidade, aceleração, tipos de movimento (uniforme e uniformemente variado).

Resumo teórico da pesquisa. (Obs.: não é cópia e sim o que o aluno entendeu).

ATIVIDADE II

Resolva as questões a seguir

1. Caça Palavras
M
O
V
I
M
E
N
T
O
Q
1. È a linha imaginária que um corpo desenvolve ao deslocar.
2. Tudo que se pode medir quantitativamente.
3. Quando um corpo desenvolve uma velocidade maior que outro, podemos dizer que ele é:
4. Existem dois tipos de grandeza: Vetorial e escalar. A velocidade é?
5. Quando um corpo está em repouso qual o valor de sua velocidade.
6. Quando um corpo varia sua posição no decorrer do tempo.
7. Ponto inicial de qualquer trajetória.
W
E
E
R
T
Y
U
I
O
A
A
S
L
D
F
G
H
V
J
Z
K
L
O
Ç
Z
X
C
E
V
E
B
N
Z
M
Q
W
E
T
R
D
R
T
M
E
G
I
R
O
Y
N
T
R
A
J
E
T
O
R
I
A
U
I
O
P
A
S
D
I
F
R
F
O
H
J
K
L
Ç
A
O
G
Z
E
R
O
Z
X
C
L
V
B

2. Relacione:

1. Velocímetro
2. s; s0; v; t
3. Deslocamento
4. Ponto material
5. Repouso
(     ) espaço final; espaço inicial; velocidade e tempo.
(     ) mede a velocidade.
(     ) quando as dimensões não são consideradas no fenômeno.
(     ) v = 0.
(     ) variação dos espaços.

3. Complete:
a.________  _________ é todo corpo cujas dimensões não interferem no estudo de um determinado fenômeno.
b.  A queda de um corpo pode demonstrar várias trajetórias. Isto acontece devido ao _______________ adotado.
c. Para um corpo possuir a velocidade é preciso que ela seja __________________ de zero.
d. O sinal negativo da velocidade indica que o corpo está no sentido _____________ da trajetória adotado.

4. Interpretação de Texto:
PARA QUE SERVE A FÍSICA?
Na linha do tempo, o homem sabe há mais de 100.000 anos o que significa cair na vertical. Sabemos que, durante a queda de um corpo, a velocidade aumenta e podemos muito bem imaginar as consequências de um impacto contra o solo. Porém, somente há um século o homem passou a experimentar a colisão horizontal contra um obstáculo.
Nesse sentido podemos analisar os seguintes exemplos: Se alguém cair de uma altura de 10 cm, a velocidade com a qual seu corpo atinge o solo é de aproximadamente 5 km/h, a mesma velocidade com a qual uma pessoa caminha tranquilamente.
Cair de um muro de 1,6 m de altura (0,5 andar) é como bater de bicicleta contra um muro a 20 km/h. Cair do 33° andar de um prédio (velocidade vertical) é como bater o carro a 160 km/h (velocidade horizontal).
Questões sobre o texto:
1. Qual a velocidade de uma pessoa andando?
2. Qual o tipo de velocidade que tem um corpo caindo?
3. Qual a velocidade de um corpo cair de um muro de 1,6m?
4. O que ocasiona maior estrago. Cair do 10º ou do 11° andar? Com sua resposta o que equivale cair do 33° andar?
5. Qual a velocidade que o homem passou a experimentar?


5. Um arame foi cortado em dois pedaços. As partes obtidas foram medidas: Pedaço A = 330 cm; Pedaço B = 1300 mm. Determine o comprimento inicial do arame em metros.

6. Identifique as grandezas físicas que aparecem nas frases abaixo e classifique-as em escalar e vetorial:
a) “Na feira comprei 2 kg de maçãs.” Grandeza: _____________ e classificação: _____________.
b) “Levei 30 min na fila do banco.”     Grandeza: _____________ e classificação: _____________.
c) “A velocidade do carro foi de 100 km/h durante a viagem.” Grandeza: _____________ e classificação: _____________.
d) “Ao medir o tampo da mesa de jantar, achamos um comprimento de 2m.” Grandeza: _____________ e classificação: _____________.

7. Ao lado de uma placa na estrada que indica o limite de velocidade de 90 km/h, há outra placa que indica que a cidade de São Suave na Nave está a 30 quilômetros. Se o veículo demorar 15 minutos (0,25 h), qual a velocidade atingida pelo veículo e ele será multado?

8. Qual a velocidade média, em km/h, de um corpo que realiza um deslocamento de 40 km em 15 minutos?

9. A Anhanguera é uma importante rodovia do Estado de São Paulo. Aqui podemos ver representadas algumas cidades existentes ao longo dessa rodovia. Com base nessas informações, responda aos exercícios:

a) Qual é o espaço (posição) da cidade de Limeira mostrada na figura?

b) Qual é o deslocamento escalar de um carro que vai, em cada trecho, sempre no mesmo sentido, de Campinas a Limeira?

c) Qual é a velocidade média entre São Paulo e Rio Claro, sabendo que o tempo gasto foi de 2h?

d) Se um carro vai de Americana a São Paulo e retorna a Americana, qual é o seu deslocamento?

e) A distância percorrida, se um carro vai de Jundiaí a São Paulo e retoma a Jundiaí?

10. Qual é a placa ao lado que indica velocidade?
11. Um bolo de chocolate tem massa igual a 2,5 kg. Determine a massa de bolo que restará após ser retirada uma fatia com massa 250 gramas.
a)  248,5 g       b)  252,5 g       c)  2250 g        d)  2750 g

12. Dada a tabela abaixo, responda:
S (m)
100
150
200
250
300
350
400
t (s)
2
4
6
8
10
12
14
a) O tipo de movimento

b) a posição inicial

c) a velocidade média do corpo

d) A equação da posição

e) Desenhe o gráfico desse movimento

13. Um automóvel em movimento retilíneo uniforme é representado pela fórmula s = 5 + 3.t. Qual será a posição desse automóvel quando ele se encontra no instante 10s.


14. Dada a tabela abaixo, responda:
v (m/s)
100
80
60
40
20
0
t (s)
0
4
6
8
10
12
a) O tipo de movimento

b) a velocidade inicial

c) a aceleração média do corpo

d) A equação da velocidade

e) Desenhe o gráfico desse movimento

15. Um ponto material parte do repouso com movimento uniformemente variado (acelerado), de aceleração escalar a = 5 m/s2. Qual sua velocidade e seu espaço após 10 s?

16. O gráfico ao lado representa a função horária do espaço de um móvel em trajetória retilínea e em movimento uniforme.

Com base nele, determine a velocidade e a função horária do espaço deste móvel.
a) S = 250 – 10 . t
b) S = 50 + 20 . t
c) S = 50 + 10 . t
d) S = 200 – 20 . t

Fonte Bibliográfica que o aluno deve consultar:
1.    Estrutura da matéria – como as coisas são feitas:
Veja a figura no link: fredlazarini.wordpress.com

2.    História da humanidade

3.    Porque estudar Física

4.    Importância das medidas no estudo da Física

5.    Conceitos básicos

6.    Equações do movimento Uniforme e uniformemente variado
Veja o link ou video: https://youtu.be/Uq43A0qSyVA

Livros
1.    Conexão com a Física / Blaidi Sant’Anna – Ed. Moderna – Vol. 1.
2.    Física / Ana Fukui – Ed. SM (coleção ser protagonista) – Vol. 1.
3.    Física contexto & aplicação / Beatriz Alvarenga – Ed. Scipione – Vol. 1.