3º A – B – C – ENS. MÉDIO
PROFª CRISTIANE QUÍMICA
E.E. Prof. Dr. Clóvis de Oliveira
ATIVIDADES DE QUÍMICA – 3º EM - Profª Cristiane
Olá alunos(as),
Estou enviando atividades que seriam trabalhadas neste período em que
estaremos em distanciamento escolar.
Procure
um local em sua residência propício para a realização dos seus estudos e
organize seu tempo para que não haja acúmulo de tarefas. Aproveitem esta nova
ferramenta que está sendo disponibilizada, para tornar este período delicado
pelo o qual todos estamos passando, em conhecimento pessoal e intelectual.
Em relação a entrega das mesmas,
deverão aguardar futuras orientações da escola.
Caso tenham alguma dúvida, poderão
entrar em contato pelo e-mail nesteriuk@prof.educacao.sp.gov.br
1ª
ATIVIDADE: Leitura e análise de texto:
Produção industrial
da amônia pelo processo Haber-Bosch
Desde o fim do século XVIII já se sabia que a amônia é formada a
partir dos gases hidrogênio e nitrogênio na proporção em quantidade de matéria
de 3:1 e que podia ser obtida pela reação representada por:
Já se sabia que a síntese da amônia aparentemente não
se completava, pois, empregando-se quantidades estequiométricas de hidrogênio e
de nitrogênio, havia um momento em que a quantidade de amônia formada parecia
ter alcançado o limite máximo. Alcançado esse limite, se a temperatura e a
pressão permanecessem constantes e o sistema fosse mantido fechado, com a amônia
formada existiria certa quantidade dos gases nitrogênio e hidrogênio, que,
aparentemente, não reagiriam. Ao limite máximo de produto formado se dá o nome
de “extensão da transformação química”.
Em
um sistema fechado, a uma determinada condição de pressão e de temperatura, e
colocando-se quantidades estequiométricas de reagentes, podem ocorrer
transformações químicas, como a de síntese da amônia a partir dos gases
nitrogênio e hidrogênio, que atingem uma extensão máxima onde coexistem
reagentes e produtos. Essas quantidades não se modificam ao serem mantidas as
condições de pressão e de temperatura e se o sistema for mantido fechado. O
rendimento obtido nesses tipos de transformação química é menor que o previsto
teoricamente, ou seja, é menor que o calculado pela estequiometria da reação.
Diz-se que essas são transformações que entraram em um estado de equilíbrio
químico.
Fritz Haber (1868-1934), um químico nascido na Polônia,
estudou e trabalhou na Alemanha, onde buscou desenvolver um processo de obtenção
do gás amônia a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio. O processo deveria
permitir a produção de amônia em escala industrial e ser economicamente viável.
Haber fez reagir hidrogênio e nitrogênio gasosos na proporção em quantidade de
matéria de 3:1 a diferentes temperaturas. Constatou que:
* Em temperaturas mais baixas, a transformação ocorria
mais lentamente, mas se obtinham maiores quantidades de amônia. Por exemplo, a
aproximadamente 100 ºC (temperatura considerada baixa para o processo da síntese
da amônia), obtinha-se uma quantidade apreciável de amônia, mas o tempo gasto
era muito grande. Dessa maneira, a obtenção da amônia em escala industrial
tornava-se economicamente inviável.
* Em temperaturas mais altas, a transformação ocorria
mais rapidamente, mas se obtinha menos amônia. Por exemplo, a temperaturas
próximas a 1 000 ºC, obtinha-se pouca amônia, apesar de a transformação se dar
mais rapidamente que a 100 ºC. O processo também era economicamente inviável,
pois se gastava muito combustível para aquecer os reatores e, apesar de a
transformação se dar mais rapidamente, a quantidade de amônia obtida não
compensava o gasto envolvido em sua produção.
Haber resolveu testar essa reação a pressões mais
elevadas. Testou então diferentes combinações de pressão e de temperatura
buscando condições em que a síntese da amônia fosse economicamente viável, ou
seja, que ocorresse em um tempo razoavelmente curto e que a extensão fosse
grande o suficiente para compensar os custos envolvidos.
Para tanto, fixou diversas temperaturas e variou, para
cada uma delas, as pressões. Depois, fixou diversas pressões e variou as
temperaturas. Considerou as sínteses terminadas quando a quantidade de amônia
formada se manteve constante. Então obteve dados semelhantes aos apresentados
na tabela a seguir.
Ao estudar a síntese do gás amônia a partir
dos gases hidrogênio e nitrogênio, pôde-se perceber que o aumento da
temperatura provoca uma diminuição na extensão da reação, ou seja, a quantidade
de amônia formada diminui. Observou-se também que aumentos na pressão do
sistema favorecem a formação da amônia.
Em
busca de rapidez também no processo de produção da amônia, Haber resolveu
testar as reações em presença de diferentes catalisadores. Naquela época já se
sabia que catalisadores são substâncias que reduzem o tempo de transformações
químicas. Fez então reagir hidrogênio e nitrogênio sobre as superfícies de
diferentes metais e procurou verificar como eles afetavam a rapidez de obtenção
da amônia. Observou que, quando a transformação ocorria sobre ferro aquecido, o
equilíbrio químico era atingido mais rapidamente.
Atenção: catalisadores aumentam a rapidez de transformações
químicas, porém não influem
na extensão delas, ou seja, a quantidade máxima
de produtos obtidos não será alterada. No caso de transformações que entram em
equilíbrio químico, este será alcançado mais rapidamente.
Mais tarde, Carl Bosch aperfeiçoou o processo Haber,
que ficou conhecido como processo Haber-Bosch, e até hoje esse método é
utilizado na obtenção industrial da amônia.
Enfim, a obtenção industrial da amônia mostra
a importância de serem compreendidos os fatores que podem influenciar a rapidez
e a extensão com que uma transformação química acontece. A elevação da
temperatura aumenta a rapidez com que a reação atinge seu limite (o equilíbrio
químico), e depois disso a quantidade de amônia não se altera mais. De outro
modo, o aumento da temperatura diminui a extensão da transformação, isto é, uma
menor quantidade de amônia é formada. Em razão desses aspectos, é necessário
escolher valores de pressão e de temperatura que permitam que se obtenha a
maior quantidade de amônia possível, no menor tempo possível, para que o
processo seja economicamente viável.
Como se faz isso? É necessário saber analisar
e calcular os diferentes rendimentos, nas variadas condições de temperatura e
de pressão, e verificar, para cada uma delas, quanta energia foi utilizada e
qual foi o custo envolvido.
Em 2004, Paul Chirik
coordenou uma equipe de pesquisadores da Universidade Cornell (Estados Unidos)
que conseguiu quebrar as ligações entre os átomos de uma molécula de gás
nitrogênio, adicionando gás hidrogênio e obtendo gás amoníaco, sem a
necessidade de altas temperaturas e de altas pressões. Para tanto, utilizou uma
solução contendo zircônio. A conversão foi feita a 85 ºC. O foco da busca era
encontrar um catalisador para essa reação de modo que ela possa ser utilizada
em escala industrial.
2ª ATIVIDADE: Responda as questões com base na análise do
texto e nas aulas já ministradas em sala.
2) Com base
na reação a seguir 2 N2H4 (g) +
2 NO2
(g) ↔ 3
N2 (g) +
4 H2O (g) ,
responda se o equilíbrio químico foi atingido quando formou-se 1.500 mols de gás nitrogênio a partir de 1.100 mols de NO2. Justifique.
responda se o equilíbrio químico foi atingido quando formou-se 1.500 mols de gás nitrogênio a partir de 1.100 mols de NO2. Justifique.
3)
Na tabela abaixo são apresentados dados hipotéticos (obtidos em determinadas
pressão e temperatura) relativos às quantidades de produtos formados nas
transformações químicas da combustão completa do carvão e da formação do
tetróxido de dinitrogênio. As medidas foram colhidas até que as quantidades de
produtos e de reagentes não se alterassem mais.
Combustão completa do
carvão: C (s) + O2
(g) → CO2
(g)
Formação do tetróxido
de dinitrogênio: 2 NO2 (g) ↔ N2O4
(g)
Analise
os dados da tabela e responda: alguma dessas reações atingiu o equilíbrio
químico? Justifique.
4) Analise
o gráfico a seguir e responda a questão.
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5)
Na reação de combustão de certa quantidade de álcool etílico (etanol), a
previsão teórica da quantidade de produtos formados é confirmada na prática.
Pode-se dizer que essa é uma transformação química que entra em equilíbrio
químico? Explique.
6)
Utilizando a tabela de rendimento em porcentagem de amônia apresentada no
texto, responda qual é o rendimento da síntese da amônia a 400 ºC e 500 atm de
pressão? E qual é o rendimento da síntese da amônia a 600 ºC e 500 atm de pressão?
7)
Complete:
“Ao se aumentar a
pressão, _____________________ o rendimento da reação de síntese da amônia”.
“Ao se aumentar a temperatura _____________________ o rendimento da reação de síntese da amônia”.
8)
Explique por que é importante escolher e controlar as condições de pressão e de
temperatura na produção da amônia pelo processo Haber.
Responda
as questões 9 e 10, com base na análise da seguinte situação:
Considere
que um analista químico resolveu repetir o experimento de Haber. Para tanto,
colocou em um frasco gás hidrogênio e gás nitrogênio na proporção em quantidade
de matéria de 3:1 (proporção estequiométrica) a 400 ºC e a uma pressão de 200 atm.
A amônia começou a se formar. Esperou até que a quantidade de amônia não se
alterasse mais com o passar do tempo, ou seja, até que o equilíbrio químico
fosse alcançado. Depois, o químico submeteu o mesmo frasco à temperatura de 450
ºC, mantendo a pressão de 200 atm. Esperou até que a quantidade de amônia
formada não se alterasse mais com o passar do tempo.
9)
O que deve ter acontecido com a quantidade de amônia nessa temperatura após o
sistema ter alcançado o novo equilíbrio químico: aumentou ou diminuiu?
Explique.
Depois
dessa etapa, o químico submeteu o mesmo frasco a uma diminuição de temperatura,
até que o sistema alcançasse novamente 400 ºC, mantendo a pressão de 200 atm.
Esperou até que a quantidade de gás amônia não se alterasse mais com o passar
do tempo.
10)
O que aconteceu com a quantidade de gás amônia que coexiste com os gases
nitrogênio e hidrogênio em equilíbrio químico? Justifique.
3ª
ATIVIDADE: Pesquisa
sobre Catalisadores
Procurar em livros,
apostilas e/ou internet definições, características, utilidades e formas de uso
dos catalisadores .