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segunda-feira, 30 de março de 2020


2º A, B, C, D, E, F  - Ensino Médio - Geografia, prof. Rodrigo Barbosa

Orientações:
* Realize as atividades solicitadas de forma que realmente você consiga aprender os conteúdos e temas. Posteriormente, esses temas serão usados nas aulas e avaliações.
* Faça essas atividades em um arquivo do Word, por exemplo, indicando a atividade e respostas. Procure responder com as suas palavras, de forma reflexiva e crítica.

ATIVIDADE 1
Leia ao texto a seguir para responder as questões.
Atividades econômicas desenvolvidas no século XVIII
A distribuição territorial no Brasil foi delineada na ótica dos interesses mercantilistas, na qual a terra sempre foi vista como um objeto de interesse financeiro.
A ocupação portuguesa no Brasil priorizou a conversão da cultura local para valores culturais e religiosos dos europeus, e a divisão territorial por meio das capitanias hereditárias. Essas parcelas de terras eram doadas, de caráter vitalício e hereditário, a elementos pertencentes à pequena nobreza lusitana, os donatários. Assim, deu-se início à alta concentração de latifúndios monocultores no Brasil.
Essa ocupação teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, fixando-se primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal.
Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses, holandeses e espanhóis, em 1532 a Coroa portuguesa organizou o território, dividindo-o em capitanias hereditárias e construindo fortalezas militares.
a) Qual relação pode ser feita entre a concentração de terras atual do Brasil e a formação histórica do território brasileiro?
b) Explique porque incialmente a ocupação do território brasileiro deu-se na região litorânea.
c) Apresente soluções para o problema contatado na questão 1, ligada a formação econômica e geográfica do território brasileiro.
  
ATIVIDADE 2
Observe a analise os mapas a seguir para responder as questões.


Economia e território no século XIX


ATIVIDADE 3
Leia ao texto a seguir para responder as questões.
A FORMAÇÃO DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS

A formação do atual território brasileiro remonta ao século XIV, quando os colonizadores impuseram a partilha das terras descobertas. Mas a maior parte das fronteiras brasileiras foram criadas no período Imperial e na “Era Rio Branco”. Esse foi um período marcado pelo diplomata Barão do Rio Branco, responsável pela política externa durante o início do período republicano brasileiro.
Em função do seu grande conhecimento em história e geografia do Brasil, seus acordos diplomáticos definiram grande parte das delimitações do território brasileiro, como a incorporação
do Acre (Bolívia), Amapá (França), oeste de Santa Catarina (Argentina) e outras áreas menores que foram anexadas ao país.
O território acreano pertenceu a Bolívia até 1899, quando seringalistas brasileiros que o habitavam iniciaram uma revolta contra autoridades locais. Para contra-atacar, a Bolívia assinou um acordo com um cartel de empresas norte-americanas, dando a elas o direito de exploração do Acre.
Em 1903, o Barão do Rio Branco articulou com a Bolívia o Tratado de Petrópolis, que garantiu o domínio brasileiro sobre a área. Em troca, o Brasil pagaria uma certa quantia monetária e construiria a ferrovia Madeira-Mamoré, que escoaria a exportação boliviana para as partes navegáveis dos rios amazônicos.
Foi um período de curta duração, enquanto a Amazônia dependia da coleta do látex silvestre, sem que houvesse preocupação de plantar seringueiras e racionalizar o cultivo. Mas, os ingleses implantaram o cultivo extensivo em suas colônias asiáticas de clima quente e úmido. Com isso, o Brasil perdeu a liderança na produção da borracha; além disso, a partir da década de 1950, com a produção da borracha sintética por meio do petróleo, o mercado da borracha natural diminuiu.
A atuação diplomática do Barão do Rio Branco contribuiu para que o mapa do Brasil evoluísse para as configurações atuais, visto que ele foi responsável por vários acordos firmados com países fronteiriços, garantindo de forma pacífica a incorporação de uma área de aproximadamente 900.000km2 ao território nacional.

a) Quem foi o Barão do Rio Branco e qual a sua importância na formação do território brasileiro?
b) Por que a capital do estado do Acre recebeu o nome que ela tem hoje? E o que foi feito para o território do Acre passar a ser do Brasil?
c) Qual atividade econômica movia a região do estado do Acre na época da sua incorporação ao território brasileiro?
d) Indique uma homenagem que foi feita ao diplomata Barão do Rio Branco na região de Santo Amaro. Quando isso ocorreu e de quem partiu essa ação?


ATIVIDADE 4
Observe e analise o mapa a seguir para responder as questões.

Com base no mapa acima e pesquisar adicionais, responda:
a) Cite 3 países envolvidos em conflitos na América Latina.
b) De acordo com o mapa, o Brasil possui atualmente conflitos fronteiriços relacionados à delimitação de seus limites territoriais? Explique quanto à importância, para um país, da delimitação de fronteiras sem a ocorrência de conflitos.
c) O atual governo brasileiro está indicando e mostrando atitudes que vão na contramão da tradição diplomática brasileira de negociação e pacificação com os países vizinhos, além da tradição brasileira de ser mediar e negociar disputas e conflitos entre outros países da nossa região? Comente dando exemplo e opine.


ATIVIDADE 5

Leia ao texto a seguir para responder as questões.
DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE

Com relação ao tema “Do Arquipélago ao Continente”, prosseguiremos ao estudo da formação territorial do Brasil com destaque para a importância das políticas de integração nacional que marcaram a formação do território.
A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento de gêneros agrícolas às nações europeias, devido as suas condições climáticas (tropicalidade). Foram atividades produtivas com baixo nível técnico e caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho escravo; as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de povoamento do país.
Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreu o maior povoamento do interior, por meio dos bandeirantes e da mineração, os quais motivaram o desbravamento bacia do Rio Amazonas e, também pela expansão da pecuária no vale do rio São Francisco e no sertão do Nordeste. Mas a maioria da população continuou próxima ao litoral, ocorrendo de fato a formação de “ilhas” de povoamento no interior. Algumas dessas “ilhas” duraram pouco tempo, esvaziando-se depois, como ocorreu nas áreas de mineração após o esgotamento das jazidas de ouro e diamantes, esses lugares foram abandonados.
O território brasileiro foi se formando ao longo dos séculos XVI ao XX. Porém, a integração do território ainda não estava concluída. Havia de forma fragmentada os chamados “arquipélagos econômicos”, onde cada região econômica produzia seus produtos para exportação e essas regiões não se comunicavam entre si. Essa integração econômica só veio a ocorrer a partir da década de 1960. Assim, podemos apontar os mais importantes “arquipélagos econômicos” do território brasileiro. Na região Nordeste havia dois arquipélagos bem definidos. O litoral leste com a produção do açúcar e a região do centro norte, com polo em São Luís do Maranhão, com a produção do algodão. Na Amazônia, desenvolveu-se a importante atividade de extrativismo do látex para a produção da borracha. Já na região do Sudeste, destacou-se a atividade de cafeicultura, tendo São Paulo como seu grande centro produtor. Essas grandes regiões, com características econômicas específicas só vieram a se integrar a partir da década de 1960, com o processo de industrialização da região Centro-Sul, e a construção das grandes rodovias para escoamento da produção, fortalecendo consumo dos novos produtos oriundos da indústria pela sociedade brasileira.
Nesse aspecto, surgiram novas capitais dos estados de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO),
e a construção de Brasília (DF) que foram de grande relevância para essa integração do território
nacional, e impuseram novos direcionamentos para os fluxos migratórios regionais.

a) Após a leitura do texto, explique o que você entende pela expressão “arquipélagos econômicos”.
b) A expressão “arquipélagos econômicos” se aplica no Brasil de hoje? Justifique a sua resposta.
c) Quais relações foram estabelecidas no território brasileiro que contribuíram para a formação de “ilhas de atividades econômicas” e para a expansão territorial configurada em “arquipélagos econômicos”?

Trabalho Bimestral de Geografia

a) Foram passadas na lousa as orientações do Trabalho Bimestral de Geografia, em que foi realizado o sorteio do tema que cada grupo irá pesquisar e apresentar. Como possivelmente não será possível apresentar, neste momento os grupos vão se organizar para entregar a pesquisa digitalizada com todas as instruções e estrutura solicitadas. A comunicação e organização entre os alunos do grupo deve ser feita a distância, sem encontro presencial, devido a pandemia do novo coronavírus.

b) Caso o aluno ache melhor, ele poderá realizar um trabalho de pesquisa individual com o tema: “Os ciclos econômicos brasileiros: período, as principais áreas de ocorrência e o destino da produção”. Esta pesquisa deve ter: Capa; Introdução (com as suas palavras); Desenvolvimento; Imagens com legenda/título (mapa, foto, gráfico, figura etc.); Conclusão (com as suas palavras, analisando o tema de forma crítica, com opinião e relacionando com a atualidade) e Bibliografia.