Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2020



  G – H – I   ENS. MÉDIO  PROFª  ELISANGELA    FILOSOFIA
 Atividade de Filosofia 2ª série Ensino Médio


Para a filósofa Simone de Beauvoir, a condição da mulher é uma escolha dos homens apoiada pela submissão das mulheres. Para a libertação das mulheres, elas devem assumir a responsabilidade de mudar a situação de submissão. Assinale qual seria a melhor forma de sair dessa submissão?
A- A única libertação possível das mulheres virá da política, isto é, da união partilhando ideias e reconhecendo seus problemas.
B- União e organização das mulheres em lutas armadas, forçando os poderes públicos.
C- Aceitar essa condição de submissão e esperar que os órgãos públicos se mobilizem a favor de suas reivindicações.
D- Recorrer à religião, pois o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus e segundo a tradição judaico-cristã, a mulher foi criada a partir da costela do primeiro homem.

2. Quais as políticas públicas que poderiam colaborar para a superação da desigualdade social entre homens e mulheres?
A- Uma política de segregação, estabelecendo o que cada um (homens e mulheres) devem fazer ou não fazer.
B- Nenhuma, o governo deve esperar que o povo se manifestasse contrário ou insatisfeito com suas situações.
C- Projetos e leis de grande abrangência social que favoreçam a superação da desigualdade entre homens e mulheres.
D- Projetos e leis de grande abrangência social que não favoreçam a superação da desigualdade entre homens e mulheres.
3.O que significa ser emancipado?
A- Fazer 18 anos.
B- Ter maioridade, sendo seu próprio guia.
C- Nunca reclamar e fazer o melhor para manter o mundo como está.
D- Obedecer à interpretação que os outros fazem da religião.

4.. Ignorar é não saber alguma coisa. A ignorância pode ser tão profunda que sequer a percebemos ou a sentimos, isto é, não sabemos que não sabemos, não sabemos que ignoramos. A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que, durante muito tempo, nos serviu como referência para pensar e agir. Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc.
Chauí, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo: Ática, 2006.

A diferença entre ignorância e incerteza, para Marilena Chauí, é que na incerteza recorremos:
A- ao fatalismo.        B- à dúvida.       C- à verdade.
D- ao determinismo.


5. De quem é a responsabilidade social pela educação?
A- Dos professores.            B- Dos pais.                C- Dos alunos.                D- De todas as pessoas.
Justifique sua resposta.

6. O que precisa ser mudado na postura das pessoas para a superação do racismo?