1º F - Ensino
Médio - Geografia, prof. Rodrigo Barbosa
Orientações:
* Realize as
atividades solicitadas de forma que realmente você consiga aprender os
conteúdos e temas. Posteriormente, esses temas serão usados nas aulas e
avaliações.
* Faça essas atividades em um arquivo do Word, por exemplo, indicando a atividade e respostas. Procure responder com as suas palavras, de forma reflexiva e crítica.
* Faça essas atividades em um arquivo do Word, por exemplo, indicando a atividade e respostas. Procure responder com as suas palavras, de forma reflexiva e crítica.
Trabalho
Bimestral de Geografia
Busque e escolha algum
mapa na internet que contenha os seguintes elementos de um mapa: Título; Legenda; Orientação; Escala;
Coordenadas Geográficas; Projeção Cartográfica; Fonte e Data. Com base
neste mapa escolhido, identifique e explique cada um desses elementos do mapa. Em
seguida, faça um texto explicando e descrevendo esse mapa e o seu assunto (localize
onde tem maior e menor concentração desse assunto, a importância desse tema e
dos mapas etc.). Faça isso com suas palavras que sua nota será mais valorizada!
ATIVIDADE 1
Pesquise e
leia sobre os tipos de mapas (quantitativo,
ordenado, qualitativo e anamorfose) para auxiliar na atividade a seguir.
Observe e
analise os mapas abaixo:
Mapa 1 Mapa
2
Mapa 3 Mapa
4
Sobre cada um desses
mapas, responda as questões:
a) Quais os títulos dos mapas? O que eles estão representando
(mostrando)? E quais espaços estão representados?
b) Os mapas possuem escalas? Quais são elas?
c) Quais os tipos de mapa representados (quantitativo, ordenado,
qualitativo e anamorfose)?
d) Como as informações estão organizadas nas legendas?
e) Quais as semelhanças e diferenças entre os lugares, considerando as
maiores e as menores
concentrações do fenômeno representado?
f) Os mapas analisados possuem erros cartográficos? Se sim, qual(is)
erro(s) e como deveriam
ser as representações corretas?
ATIVIDADE 2
– Leia o texto a seguir para responder as questões.
Sensoriamento
Remoto
Remoto quer dizer distante, logo, o sensoriamento remoto é um meio para a
obtenção de informações à distância. O sensor capta a interação dos objetos com
a radiação eletromagnética, e essa interação é transformada em informação. Esse
é um dos tipos de sensor que existem.
As fotografias aéreas são outro produto do sensoriamento remoto, podendo
ser utilizadas, por exemplo, para produção de mapas. Elas são obtidas no
chamado nível suborbital. No nível orbital (sensores ópticos orbitais
localizados em satélites) são coletadas informações meteorológicas, úteis para
previsões do tempo, por exemplo. Mas um uso fundamental das imagens de satélite
está ligado ao estudo e à localização de recursos naturais, como no caso do
satélite Landsat.
As condições orbitais em que se encontram os
satélites permitem que suas imagens cubram grandes extensões da superfície
terrestre de forma repetitiva. Permitem também a coleta de informações em
diferentes épocas do ano e em anos distintos, o que facilita os estudos
dinâmicos em diferentes escalas, desde as continentais e as regionais até as
locais, como, por exemplo, disponibilizar a imagem de uma casa.
Além de desenvolver mapas, o sensoriamento remoto permite, ainda, obter
informações sobre áreas minerais, bacias de drenagem, agricultura, florestas;
fazer previsões com relação ao planejamento urbano e regional; monitorar
desastres ambientais, como enchentes, poluição de rios e reservatórios, erosão,
deslizamentos de terras, secas; monitorar desmatamentos; realizar estudos sobre
correntes oceânicas e movimentação de cardumes, aumentando, assim, a
produtividade da atividade pesqueira; realizar estudos para a construção de
rodovias e linhas de fibra ótica; fazer estimativas de áreas plantadas em
propriedades rurais para fins de fiscalização do crédito agrícola; identificar
áreas de preservação permanente e avaliar o uso do solo; implantar polos
turísticos ou industriais; avaliar o impacto da instalação de rodovias,
ferrovias ou de reservatórios etc.
Os dados obtidos por sensoriamento remoto contribuem para o desenvolvimento
do planejamento regional, ao disponibilizar informações privilegiadas, que,
depois de cruzadas com dados socioeconômicos, permitem estabelecer panoramas de
alta confiabilidade com relação às reais necessidades dos municípios, apontando
áreas de vulnerabilidade ambiental.
a) Como são geradas as
imagens de satélite?
b) Qual a diferença entre
imagens de satélite e as fotografias aéreas?
c) Quais os principais
usos do sensoriamento remoto?
d) Você já utilizou
alguma imagem de satélite? De qual plataforma digital, localidade e para que
fim?