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segunda-feira, 30 de março de 2020


1º F - Ensino Médio - Geografia, prof. Rodrigo Barbosa

Orientações:
* Realize as atividades solicitadas de forma que realmente você consiga aprender os conteúdos e temas. Posteriormente, esses temas serão usados nas aulas e avaliações.
* Faça essas atividades em um arquivo do Word, por exemplo, indicando a atividade e respostas. Procure responder com as suas palavras, de forma reflexiva e crítica.

Trabalho Bimestral de Geografia

Busque e escolha algum mapa na internet que contenha os seguintes elementos de um mapa: Título; Legenda; Orientação; Escala; Coordenadas Geográficas; Projeção Cartográfica; Fonte e Data. Com base neste mapa escolhido, identifique e explique cada um desses elementos do mapa. Em seguida, faça um texto explicando e descrevendo esse mapa e o seu assunto (localize onde tem maior e menor concentração desse assunto, a importância desse tema e dos mapas etc.). Faça isso com suas palavras que sua nota será mais valorizada!


ATIVIDADE 1

Pesquise e leia sobre os tipos de mapas (quantitativo, ordenado, qualitativo e anamorfose) para auxiliar na atividade a seguir.
Observe e analise os mapas abaixo:

Mapa 1                                                                      Mapa 2




 









Mapa 3                                                                      Mapa 4                                                          

                              











Sobre cada um desses mapas, responda as questões:

a) Quais os títulos dos mapas? O que eles estão representando (mostrando)? E quais espaços estão representados?
b) Os mapas possuem escalas? Quais são elas?
c) Quais os tipos de mapa representados (quantitativo, ordenado, qualitativo e anamorfose)?
d) Como as informações estão organizadas nas legendas?
e) Quais as semelhanças e diferenças entre os lugares, considerando as maiores e as menores
concentrações do fenômeno representado?
f) Os mapas analisados possuem erros cartográficos? Se sim, qual(is) erro(s) e como deveriam
ser as representações corretas?


ATIVIDADE 2    Leia o texto a seguir para responder as questões.

 

Sensoriamento Remoto
Remoto quer dizer distante, logo, o sensoriamento remoto é um meio para a obtenção de informações à distância. O sensor capta a interação dos objetos com a radiação eletromagnética, e essa interação é transformada em informação. Esse é um dos tipos de sensor que existem.
As fotografias aéreas são outro produto do sensoriamento remoto, podendo ser utilizadas, por exemplo, para produção de mapas. Elas são obtidas no chamado nível suborbital. No nível orbital (sensores ópticos orbitais localizados em satélites) são coletadas informações meteorológicas, úteis para previsões do tempo, por exemplo. Mas um uso fundamental das imagens de satélite está ligado ao estudo e à localização de recursos naturais, como no caso do satélite Landsat.
As condições orbitais em que se encontram os satélites permitem que suas imagens cubram grandes extensões da superfície terrestre de forma repetitiva. Permitem também a coleta de informações em diferentes épocas do ano e em anos distintos, o que facilita os estudos dinâmicos em diferentes escalas, desde as continentais e as regionais até as locais, como, por exemplo, disponibilizar a imagem de uma casa.
Além de desenvolver mapas, o sensoriamento remoto permite, ainda, obter informações sobre áreas minerais, bacias de drenagem, agricultura, florestas; fazer previsões com relação ao planejamento urbano e regional; monitorar desastres ambientais, como enchentes, poluição de rios e reservatórios, erosão, deslizamentos de terras, secas; monitorar desmatamentos; realizar estudos sobre correntes oceânicas e movimentação de cardumes, aumentando, assim, a produtividade da atividade pesqueira; realizar estudos para a construção de rodovias e linhas de fibra ótica; fazer estimativas de áreas plantadas em propriedades rurais para fins de fiscalização do crédito agrícola; identificar áreas de preservação permanente e avaliar o uso do solo; implantar polos turísticos ou industriais; avaliar o impacto da instalação de rodovias, ferrovias ou de reservatórios etc.
Os dados obtidos por sensoriamento remoto contribuem para o desenvolvimento do planejamento regional, ao disponibilizar informações privilegiadas, que, depois de cruzadas com dados socioeconômicos, permitem estabelecer panoramas de alta confiabilidade com relação às reais necessidades dos municípios, apontando áreas de vulnerabilidade ambiental.

a) Como são geradas as imagens de satélite?
b) Qual a diferença entre imagens de satélite e as fotografias aéreas?
c) Quais os principais usos do sensoriamento remoto?
d) Você já utilizou alguma imagem de satélite? De qual plataforma digital, localidade e para que fim?