1º C – D – E – F ENS.
MÉDIO PROFª CRISTIANE QUÍMICA
E.E. Prof. Dr. Clóvis de Oliveira
ATIVIDADES DE QUÍMICA – 1º EM - Profª Cristiane
Olá alunos(as),
Estou enviando atividades que seriam
trabalhadas neste período em que estaremos em distanciamento escolar.
Procure
um local em sua residência propício para a realização dos seus estudos e
organize seu tempo para que não haja acúmulo de tarefas. Aproveitem esta nova
ferramenta que está sendo disponibilizada, para tornar este período delicado
pelo o qual todos estamos passando, em conhecimento pessoal e intelectual.
Em relação a entrega das mesmas,
deverão aguardar futuras orientações da escola.
Caso tenham alguma dúvida, poderão
entrar em contato pelo e-mail nesteriuk@prof.educacao.sp.gov.br
1ª
ATIVIDADE: Pesquisa sobre
transformações físicas e químicas
Procurar em livros, apostilas e/ou
internet sobre definições e características destes dois tipos de reações.
2ª
ATIVIDADE: Resolver as questões propostas
com base no conhecimento adquirido em sua pesquisa.
1) Classifique em transformações químicas ou físicas as afirmativas
abaixo.
a) Produção de
plásticos a partir do petróleo.
b) Fabricação de fios de
cobre a partir de uma barra de cobre.
c) Fabricação da coalhada
a partir do leite.
d) Desaparecimento do
açúcar quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado
volume de água.
e) Prego enferrujado.
f) Queima da
gasolina.
2)
Considerando-se as transformações:
a)
A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de
calor:
b)
As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em
gesso macio e sujeito à erosão:
c)
Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade,
transformando-se em ferrugem:
É
correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados,
respectivamente, como:
A- Físico,
químico, físico. b. Físico, físico, químico. c. Físico, químico, químico.
d.
Químico, químico, físico. e. Químico, físico, físico.
3)
Química está presente em nosso cotidiano sob as mais variadas maneiras. Ela
está presente nos medicamentos, no processamento e na conservação de alimentos,
no preparo de uma refeição, nos fertilizantes agrícolas etc. A alternativa que
apresenta um fenômeno químico é:
a)
derretimento ou fusão de banha (gordura).
b)
fragmentação de uma pedra de cloreto de sódio (sal de cozinha).
c)
dissolução de açúcar em água.
d)
queima de um cigarro.
e)
evaporação da gasolina.
4) Analise os esquemas a
seguir:
Corrente
elétrica
I. Água gás hidrogênio, gás oxigênio
I. Água gás hidrogênio, gás oxigênio
luz
III. Água oxigenada água e gás oxigênio
III. Água oxigenada água e gás oxigênio
Classifique
cada transformação em fenômeno físico ou químico.
5) A elevação da
temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser
interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos,
em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e
protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da
quantidade de composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou
potencialmente prejudiciais à saúde.
Cada um desses processos I, II, III corresponde a um tipo de transformação
classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b) física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física