6º Ano - Ciências - Professora Roseli
Trabalho 1
Identificar substancias homogêneas e heterogêneas na cozinha de sua casa – com auxílio de um responsável adulto.
Após a identificação, realize a criação de uma tabela com produtos\substâncias encontradas.
Trabalho 2
Pesquisa: Como acontece a destilação do petróleo. Anote em seu caderno o passo a passo desse processo
Pesquisa: Produção do sal de cozinha. Com base na pesquisa, crie uma história em quadrinhos, sobre a produção do sal de cozinha.
Trabalho 3
Exercícios
1. Qual a diferença entre substância simples e composta?
2. Analise o rótulo retirado de uma garrafa de água e responda; a água é uma substância ou uma mistura? Justifique sua resposta.
3. O ar que respiramos é uma substância simples ou composta? Justifique
4. Há dois tipos de água: a água mineral e a água destilada. Procure saber qual a diferença entre elas e a sua utilização.
5. No nosso dia-a-dia, nos deparamos o tempo todo com diversos tipos de misturas, por exemplo na alimentação, desde o café da manhã até a última refeição do dia. Pense: você já se alimentou de alguma coisa que não fosse mistura?
6. Com relação às substâncias O2, H2, H2O, Pb, CO2, O3, CaO e S8, podemos afirmar que:
a) ( ) todas são substâncias simples.
b) ( ) somente O2, H2 e O3 são substâncias simples.
c) ( ) todas são substâncias compostas.
d) ( ) somente CO2, CaO e S8 são substâncias compostas.
e) ( ) as substâncias O2, H2, Pb, O3 e S8 são simples.
7. Dos materiais abaixo, quais são misturas e quais são substâncias puras? Dentre as substâncias puras, quais são simples e quais são compostas?
- Água dos rios;
- Ferro;
- Gás carbônico;
- Refrigerante;
- Leite;
- Metano;
- Vinagre;
- Gasolina;
- Ar atmosférico;
- Água destilada;
- Gás nitrogênio;
- Cobre;
- Gás oxigênio
8. Diferencie substância homogênea de heterogênea?
9. Qual a definição de mistura?
10. Elabore uma música sobre o Covid19!