3º
C ENS. MÉDIO PROFª
ROSE MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
1)
Observe
os pontos indicados no plano cartesiano, conforme mostra a figura a seguir:
Preencha a tabela a seguir, conforme os dados informados
na figura.
Pontos
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Distância
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Inclinação
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A e B
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B e C
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C e E
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E e D
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D e A
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2)
A distância entre os
pontos M (4, -5) e N (-1, 7) do plano x e y vale:
a) 14
b) 13
c) 12
d) 9
e) 8
3)
Nos
últimos anos, a televisão tem passado por uma verdadeira revolução, em termos
de qualidade de imagem, som e interatividade com o telespectador. Essa
transformação se deve à conversão do sinal analógico para o sinal digital.
Entretanto, muitas cidades ainda não contam com essa nova tecnologia. Buscando
levar esses benefícios a três cidades, uma emissora de televisão pretende
construir uma nova torre de transmissão, que envie sinal às antenas A, B e C,
já existentes nessas cidades. As localizações das antenas estão representadas
no plano cartesiano:
A torre deve estar situada em
um local equidistante das três antenas. O local adequado para a construção
dessa torre corresponde ao ponto de coordenadas
a) (65 ; 35)
b) (53 ; 30)
c) (45 ; 35)
d) (50 ; 20)
e) (50 ; 30)
4)
Sabemos
que a partir das coordenadas de dois pontos no plano cartesiano, é possível
estabelecer o coeficiente de inclinação ou coeficiente angular de uma reta que
passa por estes pontos. Partindo dessa ideia, considere os pontos A (2,2) e B
(5,8), o coeficiente angular do segmento AB é
a) 2
b) 3,5
c) 5
d) 6,5
5)
O coeficiente
angular de uma reta ( r ) é - 1.Sabe-se que ela passa pelos pontos A = (5, 0) e
B = (0, k), conforme o gráfico.
Nessas
condições, o valor de k é:
a) – 5
b) – 1
c) 0
d) 2,5
e) 5
6)
No
gráfico, a reta representada pelo segmento AB, de coordenadas (2,3) e (4,9)
respectivamente, tem coeficiente angular positivo.
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O valor do coeficiente angular da reta é
a)
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1⁄3
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b)
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3
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c)
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5
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d)
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6
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e)
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9
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8)
No Parque das Águas quentes um carrinho percorre um trajeto até cair
numa piscina conforme gráfico.
Observa-se que todo o trajeto é modelado por
quatro funções, sendo que o trecho I (de 0 a 2) é modelado por uma função
quadrática, o trecho II (de 2 a 5) por uma função linear, o trecho III (5 a 8)
por uma função exponencial e o trecho IV (de 8 a 10) por uma função
constante.
Pode-se afirmar que o trecho que representa uma
função decrescente está no
a)
trecho I.
b)
trecho II.
d)
trecho III e IV.
e)
trecho IV.
10) Uma escola está organizando uma
competição de vôlei, com times de 6 estudantes. Para o time A, se candidataram
4 meninos e 6 meninas. Quantas combinações
são possíveis para que se tenha um número igual de meninos e meninas nesse
time?
a)
1
b)
24
c)
80
d)
210
e)
2880