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quinta-feira, 26 de março de 2020


3º C   ENS. MÉDIO  PROFª  ROSE  MATEMÁTICA


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

1)    Observe os pontos indicados no plano cartesiano, conforme mostra a figura a seguir:


Preencha a tabela a seguir, conforme os dados informados na figura.
Pontos
Distância
Inclinação
A e B


B e C


C e E


E e D


D e A






2)    A distância entre os pontos M (4, -5) e N (-1, 7) do plano x e y vale: 

a) 14 
b) 13 
c) 12 
d) 9 
e) 8


3)    Nos últimos anos, a televisão tem passado por uma verdadeira revolução, em termos de qualidade de imagem, som e interatividade com o telespectador. Essa transformação se deve à conversão do sinal analógico para o sinal digital. Entretanto, muitas cidades ainda não contam com essa nova tecnologia. Buscando levar esses benefícios a três cidades, uma emissora de televisão pretende construir uma nova torre de transmissão, que envie sinal às antenas A, B e C, já existentes nessas cidades. As localizações das antenas estão representadas no plano cartesiano:
A torre deve estar situada em um local equidistante das três antenas. O local adequado para a construção dessa torre corresponde ao ponto de coordenadas


a) (65 ; 35)
b) (53 ; 30)
c) (45 ; 35)
d) (50 ; 20)
e) (50 ; 30)

4)    Sabemos que a partir das coordenadas de dois pontos no plano cartesiano, é possível estabelecer o coeficiente de inclinação ou coeficiente angular de uma reta que passa por estes pontos. Partindo dessa ideia, considere os pontos A (2,2) e B (5,8), o coeficiente angular do segmento AB é

a)  2
b) 3,5
c) 5
d) 6,5

5)    O coeficiente angular de uma reta ( r ) é - 1.Sabe-se que ela passa pelos pontos A = (5, 0) e B = (0, k), conforme o gráfico.



Nessas condições, o valor de k é:
a)    – 5
b)    – 1
c)    0
d)    2,5
e)    5




6)    No gráfico, a reta representada pelo segmento AB, de coordenadas (2,3) e (4,9) respectivamente, tem coeficiente angular positivo.






                O valor do coeficiente angular da reta é
a)
13


b)
3


c)
5


d)
6


e)
9











8)      No Parque das Águas quentes um carrinho percorre um trajeto até cair numa piscina conforme gráfico.



Observa-se que todo o trajeto é modelado por quatro funções, sendo que o trecho I (de 0 a 2) é modelado por uma função quadrática, o trecho II (de 2 a 5) por uma função linear, o trecho III (5 a 8) por uma função exponencial e o trecho IV (de 8 a 10) por uma função constante. 
Pode-se afirmar que o trecho que representa uma função decrescente está no
a)    trecho I.
b)    trecho II.
c)    trecho III.
d)    trecho III e IV.
e)    trecho IV.

10) Uma escola está organizando uma competição de vôlei, com times de 6 estudantes. Para o time A, se candidataram 4 meninos e 6 meninas. Quantas combinações são possíveis para que se tenha um número igual de meninos e meninas nesse time?
a)    1
b)    24
c)    80
d)    210
e)    2880