3º
A – B – C – E – D ENS. MÉDIO PROFª
RITA FILOSOFIA
ATIVIDADES DE FILOSOFIA 1º BIMESTRE- 2020 3º ANOS
TEMA: O QUE É FILOSOFIA.
Todos somos filósofos?
Pesquise!
➢
O que é senso comum? ➢ O que é senso
crítico?
➢ O que é
filosofia como reflexão espontânea? ➢
O que é filosofia como especialidade acadêmica?
A reflexão envolve, segundo Jonh Dewey, um
estado de dúvida, de perplexidade, de dificuldade tal, que nosso pensamento
for- mula incessantemente indagações e formas de resolver, ainda que
provisoriamente, a dúvida e diminuir a perplexidade.
PARA
SABER MAIS:
+ Vídeo
– Senso Crítico X Senso Comum de Marcelo Cordeiro
+ Pensamento Crítico – O que é? Para que
serve? Como se faz? Canal extraclasse
Trabalho
+ Produzir um breve vídeo, ou artigo, trazendo
relatos sobre como a atividade filosófica se faz presente no cotidiano ou um
artigo trazendo informações e reflexões sobre a presença de filósofos na vida
contemporânea, suas preocupações e a presença em diferentes mídias, entre
outros.
+ Quais filósofos você conhece que estão vivos
e atuantes hoje? Algum deles (as) é brasileiro(a) ? Onde ele atua?
TEMA:
SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS EM RELAÇÃO À FILOSOFIA E DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA
A CIDADANIA
Depois de estabelecer a distinção entre o
“filosofar” espontâneo e o “filosofar” dos filósofos especialistas, parece
importante considerar que esta atividade ainda sofre preconceito. Qual seria
o motivo? Outras atividades intelectuais também sofrem preconceito? Pense,
reflita e escreva um diálogo ou história em quadrinho em que este tipo de
situação se manifesta.
Basta uma fala para sermos
satirizados? Quantas vezes nossos amigos não caçoam de nós por uma palavra
ou uma atitude?
De forma geral, o preconceito pode ser entendido
como uma espécie de prevenção que exclui por alguma particularidade. Dessa
forma, o preconceito surge a partir de uma diferença que é destacada. Apesar da
nossa sociedade apresentar significativa diversidade, o preconceito ainda
persiste e se volta especialmente para aqueles que apresentam traços físicos,
modo de falar, de vestir, de morar, entre outros que difere do estabelecido
pela opinião dominante.
No campo do conhecimento, a separação entre
conhecimentos teóricos e práticos pode gerar preconceito quando se enfatiza uma
característica e não se reflete sobre o seu conjunto e contexto, por exemplo:
uma forma de conhecimento pode ser discriminada por apresentar-se
prioritariamente como teórica, o que leva a considerar que esta não serve para
a vida prática, e conhecimentos que se apresentam como técnicos ou práticos
podem passar a imagem de que não desenvolvem o pensamento. Todas estas
situações de preconceito levam à discriminação que pode ser ampliada e até
fortalecida dependendo dos valores sociais e decisões políticas da sociedade.
SAIBA
MAIS:
11/03/2019.
2 Projeto Dom Quixote. Sócrates e a Maiêutica.
https://www.youtube.com/watch?v=haFnSeQkdDw
Acesso em 11/03/2019.
3 Sócrates – filósofo de Atenas. Trilhando
Autonomia (vídeo original TV Cultura). Youtube. Disponível em:
<https:// www.youtube.com/watch?v=HKnLFHMQyLc>
Acesso em 07/11/2019. Buteco dos
Deuses 241
Sócrates é
considerado um dos fundadores da filosofia ocidental. Por suas abordagens e
indagações (ironia e maiêutica) é reconhecido até hoje. Sócrates, que nada
escreveu, pode ser conhecido por meio dos registros dos seus discípulos e de
seus inimigos.4
Na peça de Aristófanes “As nuvens”, Sócrates é
satirizado como um tipo que enganava as pessoas. Nesta comédia, Sócrates é
considerado um demagogo que tenciona desqualificar os valores tradicionais da
sociedade ateniense. Por outro lado, Platão e Xenofonte registraram outros
aspectos da personalidade de Sócrates, diferentes daqueles encenado na
peça.
Sócrates ganhou fama por inquirir
personalidades do seu tempo, reconhecidos como sábios nas suas áreas de
atuação. Ele interrogava as pessoas à exaustão e, por meio de perguntas
simples, mas perspicazes, procurava demostrar aos seus interlocutores as
inconsistências lógicas das suas certezas. Por este processo de perguntas e
respostas Sócrates procurava extrair a verdade latente do interrogado. Sócrates
foi acusado de corromper a juventude e se defendeu perante júri. Não obtendo
sucesso na sua defesa foi condenado à morte. Os argumentos da sua defesa estão
no texto Apologia de Sócrates.
LEIA
E RESPONDA:
A
MORTE DE SÓCRATES
De
acordo com Platão, as acusações contra Sócrates foram: “Sócrates é réu por
empenhar-se com excesso de zelo, de maneira supérflua e indiscreta, na
investigação de coisas sob a terra e nos céus, fortalecendo o argumento mais
fraco e ensinando essas mesmas coisas a outros”5.
“Sócrates é réu porque corrompe a juventude e
descrê dos deuses do Estado, crendo em outras divindades novas”6.
Levado a julgamento, foi condenado à morte.
Como e por que isso ocorreu?
Tudo começou quando Sócrates tomou
conhecimento de que o oráculo do templo de Delfos, dedicado ao deus Apolo,
havia proclamado que ele era o homem mais sábio de Atenas. Não se considerando
como tal, mas, ao mesmo tempo, não podendo duvidar da palavra do deus, decidiu
investigar o significado de tal revelação.
Procurou, então, aqueles cidadãos mais
ilustres de Atenas e que eram tidos como os mais sábios da cidade. Eles
pertenciam a três categorias sociais: os políticos, os poetas (autores de
tragédias, como Aristófanes – embora mais conhecido por suas comédias –, e de
ditirambos – cantos religiosos em homenagem ao deus Dionísio) e os
artesãos.
Interrogando esses cidadãos (por meio da
maiêutica), constatou que, na realidade, nada sabiam dos assuntos em que eram
tidos como sábios. Ao término da conversa com cada uma dessas pessoas, Sócrates
concluía:
“Sou mais sábio do que esse homem; nenhum de
nós dois realmente conhece algo de admirável e bom, entretanto ele julga que
conhece algo quando não conhece, enquanto eu, como nada conheço, não julgo
tampouco que conheço. Portanto, é provável, de algum modo, que nessa modesta
medida seja eu mais sábio do que esse indivíduo – no fato de não julgar que
conheço o que não conheço. 7”
Daí a famosa expressão atribuída a Sócrates:
“Tudo o que sei, é que nada sei”. Acontece que Sócrates praticava esses
diálogos em praça pública, à vista de todos. Entre os presentes havia sempre muitos
jovens, filhos de famílias ricas, que dispunham de tempo livre e, por isso,
podiam acompanhá-lo nessas ocasiões. Eles se divertiam vendo Sócrates
“desbancar” os que se julgavam sábios e, mais tarde, punham-se a imitá-lo,
interrogando outras pessoas e descobrindo muitas que supunham saber o que de
fato não sabiam. (...)
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz
Escola.
Textos como a Apologia de Sócrates podem ser
um bom exemplo para compreender a dimensão política que pode ter a atividade
filosófica.
Em uma folha avulsa, escreva uma história em quadrinhos (HQ) manifestando a sua posição sobre a relação entre estereotipo e preconceito. Ao escrever a HQ utilize os diferentes conhecimentos advindos das leituras e atividades desenvolvidas nas aulas.
Em uma folha avulsa, escreva uma história em quadrinhos (HQ) manifestando a sua posição sobre a relação entre estereotipo e preconceito. Ao escrever a HQ utilize os diferentes conhecimentos advindos das leituras e atividades desenvolvidas nas aulas.