Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2020


3º A, B, C  - Ensino Médio - Geografia, prof. Rodrigo Barbosa

Orientações:
* Realize as atividades solicitadas de forma que realmente você consiga aprender os conteúdos e temas. Posteriormente, esses temas serão usados nas aulas e avaliações.
* Faça essas atividades em um arquivo do Word, por exemplo, indicando a atividade e respostas. Procure responder com as suas palavras, de forma reflexiva e crítica.


ATIVIDADE 1

Leia o texto a seguir e analise o mapa para responder as questões.

Para compreender que a regionalização do espaço mundial pode acontecer por diferentes critérios, considere a divisão dos países em blocos econômicos, o domínio das potências hegemônicas, a distribuição da riqueza em escala mundial, entre outras possibilidades. Assim, será possível analisar e se posicionar criticamente diante de processos atuais.

Quando falamos em regionalização mundial e os critérios adotados, é importante lembrar que os
países e regiões podem ser agrupadas também por aspectos naturais, que se referem à hidrografia, clima, vegetação, relevo entre outros, e aspectos sociais, como exemplo, a concentração de pessoas nas cidades, número de computadores conectados à internet, entre outras.



a) Qual o critério utilizado nessa regionalização do mapa?
b) Existe uma relação entre a localização geográfica e o critério utilizado no mapa da
regionalização Norte e Sul? Justifique.
c) A linha do Equador foi considerada como principal fator de divisão nessa regionalização do mapa? Justifique.
d) Quais aspectos comuns foram observados na análise do mapa?
e) Quais elementos visuais foram usados no mapa (linhas, cores, símbolos)?
f) Crie uma legenda para o mapa.
g) Identifique 3 países do norte e 3 países do sul desse mapa
h) Identifique um problema que essa regionalização do mundo do mapa apresenta.
i) O que significa “regionalizar um espaço”?
j) Quais outros critérios podem ser usados para se fazer a regionalização do espaço mundial?

ATIVIDADE 2

O que é PIB?
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, que, em linhas gerais, é um indicador econômico bastante utilizado na Macroeconomia (ramo das Ciências Econômicas) que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre). Sendo assim, o PIB representa a dinâmica econômica do lugar, apontando o possível crescimento da economia.

O que é PIB per capita?
PIB per capita ou PIB por pessoa é o indicador que representa o que cada pessoa do local analisado teria do total de riquezas que são produzidas no país. Sendo assim, o PIB é dividido pelo número de habitantes da área, indicando o que cada pessoa produziu. O PIB per capita é considerado, de certa forma, um indicador do padrão de vida.
É importante dizer que, se um país ou um determinado lugar possui um PIB elevado, mas tem muitos habitantes, o PIB per capita será baixo, mas isso nem sempre significa que o país possui uma má qualidade de vida. O mesmo acontece para países com PIB médio, como a Noruega. Por não ser um país muito populoso, o PIB per capita acaba sendo elevado.
É válido ressaltar que países que apresentam elevados PIB per capita tendem a apresentar maiores Índices de Desenvolvimento Humano, visto que o crescimento da renda é proporcional à qualidade de vida. Porém, muitos estudiosos preferem não utilizar o PIB como um determinante da qualidade de vida, já que ele não leva em consideração a distribuição desigual da renda.

O que é IDH?
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. A utilização de um indicador que envolvesse outras variáveis que não somente a questão econômica ocorreu pela primeira vez em 1990 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse indicador foi criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem.
A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do globo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.
O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos. No mundo, nenhum país possui o IDH zero ou um.
Os países com o IDH mais elevado no ano de 2018 foram:
- Noruega (0,954)
- Suíça (0,946)
- Irlanda (0,942)
- Alemanha e Hong Kong (0,939).
Entre os menores IDHs, estão:
- Níger (0,377)
- República Centro-Africana (0,381)
- Chade (0,401)
- Sudão do Sul (0,413)
- Burundi (0,423).
O Brasil figura na posição 79ª, com um IDH de 0,761.



a) Qual critério foi considerado para a criação do PIB?
b) Quais os 3 indicadores usados na composição do IDH?
c) Por que o PIB não é um indicador ideal para mediar a qualidade de vida de um lugar?
d) Qual indicador é o mais completo: o PIB ou o IDH? Justifique.
e) No mapa da regionalização mundial por IDH acima, indique 3 países que apresentam a mesma faixa de IDH que a do Brasil.
f) Por que o IDH também é um indicador limitado e que apresenta problemas?
g) No mapa, qual continente apresenta IDH mais baixo? Justifique.
h) No mapa, cite regiões do mundo apresentam IDH mais elevados. Justifique.


ATIVIDADE 3

Observe e analise o mapa a seguir para responder as questões.



a) Observando o mapa acima. Qual tema está sendo abordado?
b) Indique qual recurso visual está sendo utilizado para diferenciar os países neste mapa.
c) O que as tonalidades mais escuras e mais claras representam?
d) Com o auxílio do mapa mundi Divisão Política, indique os 3 países que mais e menos
emitem CO2 na atmosfera.
e) Compare este mapa com o mapa “Regionalização Países do Norte e Sul”, presente na Atividade 1. Indique se existe relação entre países que mais emite (jogam) CO2 no ar e a divisão socioeconômica entre os países do norte e do sul. Justifique sua resposta.
f) O que foi o Protocolo de Quioto e outros acordos climáticos ligados a isso? (pesquise mais)
g) Todos os países aderiram ao Protocolo de Quioto? Qual não aderiu? E quais as consequências desse ato para o meio ambiente?   (pesquise mais)
h) Qual a posição do Brasil em relação aos atuais acordos climáticos mundiais? Opine. (pesquise mais)

ATIVIDADE 4


Observe e analise o mapa a seguir.
Consulte o mapa acima, livros didáticos e internet, e responda as questões a seguir:
a) Quais as principais correntes migratórias?
b) Elabore uma tabela seguindo o exemplo.

ORIGEM
DESTINO
MOTIVO
Exemplo: México
Estados Unidos da América
Busca por empregos










c) Considerando as principais correntes migratórias em diversas regiões do mundo, estabeleça a diferença entre migrantes e refugiados.
d) Considerando a crise migratória na Europa Ocidental e as medidas restritivas impostas por diversos países aos imigrantes oriundos majoritariamente da África, Oriente Médio e da Ásia, apresente 2 argumentos que motivaram a ida dessas pessoas para o continente europeu e 2 argumentos dos países para restringir e/ou impedir a entrada e permanência em seus países.
e) Fale sobre a atua situação na fronteira entre os Estados Unidos e México em relação aos imigrantes. Opine sobre isso.
  
Trabalho Bimestral de Geografia

a) Foram passadas na lousa as orientações do Trabalho Bimestral de Geografia, em que foi realizado o sorteio do tema que cada grupo irá pesquisar e apresentar. Como possivelmente não será possível apresentar, neste momento os grupos vão se organizar para entregar a pesquisa digitalizada com todas as instruções e estrutura solicitadas. A comunicação e organização entre os alunos do grupo deve ser feita a distância, sem encontro presencial, devido a pandemia do novo coronavírus.

b) Caso o aluno ache melhor, ele poderá fazer o trabalho de pesquisa individual escolhendo alguma forma de Regionalização do Espaço Mundial. Este trabalho deve ter: CapaIntrodução (com as suas palavras); DesenvolvimentoImagens com legenda/título (mapa, foto, gráfico, figura etc.); Conclusão (com as suas palavras, analisando o tema de forma crítica, com opinião e relacionando com a atualidade) e Bibliografia.