ROTEIRO DE ESTUDOS ENSINO MÉDIO 2ª ANO D, F, G, H, I
ATIVIDADE 1
I - PRÉ-LEITURA
1.
Você sabe o que é um noviço? (se não sabe, por favor, consulte um
dicionário)
2.
Você sabe o que é “comédia de costumes”? (se não sabe, por favor,
pesquise e anote)
3.
Pense:
a) O que você espera encontrar em um texto com esse
título?
b) Você já leu o texto de uma peça teatral?
c) Como ele se caracteriza? Observe o texto.
d) Considerando que se trata de uma comédia de
costumes, que tema pode ser abordado nesse texto? (Anote)
e) Você conhece algo a respeito do autor? Caso não
conheça, leia as informações abaixo do texto.
O trecho do
texto que você vai ler foi extraído da obra O Noviço, escrito no século XIX,
por Martins Pena. Trata-se de um texto dramático (comédia de costumes).
II - Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
O NOVIÇO Martins Pena
CENA I
AMBRÓSIO, só, de calça preta e chambre — No mundo a fortuna é
para quem sabe adquiri-la. Pintam-na cega... Que simplicidade! Cego é aquele
que não tem inteligência para vê-la e a alcançar. Todo o homem pode ser rico,
se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. Vontade forte, perseverança e
pertinácia são poderosos auxiliares. Qual o homem que, resolvido a empregar
todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito
anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não
importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que
temo eu? Se em algum tempo tiver de responder pelos meus atos, o ouro
justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram se para os
pobres...
CENA II
Entra
Florência, vestida de preto, como quem vai à festa.
FLORÊNCIA,
entrando — Ainda despido, Sr. Ambrósio?
AMBRÓSIO
— É cedo. (Vendo o relógio:) São nove horas, e o ofício de Ramos principia às
dez e meia. FLORÊNCIA — É preciso ir mais cedo para tomarmos lugar.
AMBRÓSIO
— Para tudo há tempo. Ora dize-me, minha bela Florência...
FLORÊNCIA
— O que, meu Ambrosinho?
AMBRÓSIO
— O que pensa tua filha do nosso projeto?
FLORÊNCIA
— O que pensa não sei eu, nem disso se me dá; quero eu — e basta. E é seu dever
obedecer. AMBRÓSIO — Assim é; estimo que tenhas caráter enérgico.
FLORÊNCIA
— Energia tenho eu.
AMBRÓSIO
— E atrativos, feiticeira...
FLORÊNCIA
— Ai, amorzinho! (À parte:) Que marido!
AMBRÓSIO
— Escuta-me, Florência, e dá-me atenção. Crê que ponho todo o meu pensamento em
fazer-te feliz...
FLORÊNCIA
— Toda eu sou atenção.
AMBRÓSIO
— Dois filhos te ficaram do teu primeiro matrimônio. Teu marido foi um digno
homem e de muito juízo; deixou-te herdeira de avultado cabedal. Grande mérito é
esse...
FLORÊNCIA
— Pobre homem!
AMBRÓSIO
— Quando eu te vi pela primeira vez, não sabia que eras viúva rica. (À parte:)
Se o sabia! (Alto:) Amei-te por simpatia.
FLORÊNCIA
— Sei disso, vidinha.
AMBRÓSIO
— E não foi o interesse que obrigou-me a casar contigo.
FLORÊNCIA
— Foi o amor que nos uniu.
AMBRÓSIO
— Foi, foi, mas agora que me acho casado contigo, é de meu dever zelar essa
fortuna que sempre desprezei.
FLORÊNCIA - (À parte) — Que marido!
AMBRÓSIO
- (À parte) — Que tola! (Alto:) Até o presente tens gozado dessa fortuna em
plena liberdade e a teu bel-prazer; mas daqui em diante, talvez assim não seja.
FLORÊNCIA
— E por quê?
AMBRÓSIO
— Tua filha está moça e em estado de casar-se. Casar-se-á, e terás um genro que
exigirá a legítima de sua mulher, e desse dia principiarão as amofinações para
ti, e intermináveis demandas. Bem sabes que ainda não fizestes inventário.
FLORÊNCIA — Não tenho tido tempo, e custa-me
tanto aturar procuradores!
AMBRÓSIO — Teu filho também vai a crescer
todos os dias e será preciso por fim dar-lhe a sua legítima... Novas demandas.
FLORÊNCIA
— Não, não quero demandas.
AMBRÓSIO
— É o que eu também digo; mas como preveni-las?
FLORÊNCIA
— Faze o que entenderes, meu amorzinho.
AMBRÓSIO
— Eu já te disse há mais de três meses o que era preciso fazermos para atalhar
esse mal. Amas a tua filha, o que é muito natural, mas amas ainda mais a ti
mesma...
FLORÊNCIA
— O que também é muito natural...
AMBRÓSIO
— Que dúvida! E eu julgo que podes conciliar esses dois pontos, fazendo Emília
professar em um convento. Sim, que seja freira. Não terás nesse caso de dar
legítima alguma, apenas um insignificante dote — e farás ação meritória.
FLORÊNCIA
— Coitadinha! Sempre tenho pena dela; o convento é tão triste!
AMBRÓSIO
— É essa compaixão mal-entendida! O que é este mundo? Um pélago de enganos e
traições, um escolho em que naufragam a felicidade e as doces ilusões da vida.
E o que é o convento? Porto de salvação e ventura, asilo da virtude, único
abrigo da inocência e verdadeira felicidade... E deve uma mãe carinhosa hesitar
na escolha entre o mundo e o convento?
FLORÊNCIA
— Não, por certo...
AMBRÓSIO
— A mocidade é inexperiente, não sabe o que lhe convém. Tua filha
lamentar-se-á, chorará desesperada, não importa; obriga-a e dai tempo ao tempo.
Depois que estiver no convento e acalmar-se esse primeiro fogo, abençoará o teu
nome e, junto ao altar, no êxtase de sua tranquilidade e verdadeira felicidade,
rogará a Deus por ti. (À parte:) E a legítima ficará em casa...
FLORÊNCIA
— Tens razão, meu Ambrosinho, ela será freira.
AMBRÓSIO
— A respeito de teu filho direi o mesmo. Tem ele nove anos e será prudente
criarmo-lo desde já para frade.
FLORÊNCIA
— Já ontem comprei-lhe o hábito com que andará vestido daqui em diante.
AMBRÓSIO
— Assim não estranhará quando chegar à idade de entrar no convento; será frade
feliz. (À parte:) E a legítima também ficará em casa...
FLORĘNCIA
— Que sacrifícios não farei eu para ventura de meus filhos! [...]
(PENA,
Martins. O Noviço. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2019).
Sobre o autor Martins Pena - foi um teatrólogo do
Romantismo brasileiro, que satirizou a sociedade da época, seus costumes e suas
relações sociais, através do gênero comédia de costumes, do qual foi pioneiro e
principal representante. O gênero aborda, de maneira cômica e sarcástica, o
comportamento humano e seus tipos característicos, demonstrando com frequência
as atitudes inadequadas quanto às normas de conduta da sociedade, amores
ilícitos e atitudes amorais. A linguagem é, geralmente, simples, aproximando-se
do cotidiano, com diálogos dinâmicos, cheios de ironia e humor.
III - Responda as questões a seguir:
1) O texto foi publicado no século XIX, no qual havia
o uso de palavras que não são mais comuns na sociedade contemporânea (atual).
Quais marcas textuais nos remetem aos termos e/ou à linguagem característica
daquela época?
2) O texto dramático difere dos demais textos em
prosa, pois possui características próprias. Identifique no trecho estudado, os
elementos que o definem como texto dramático.
3) Considerando a organização do texto teatral, releia
a cena I e comente sua finalidade e importância para o entendimento da
seguinte.
4) Na cena I, há indícios que antecipam o caráter de
Ambrósio, quanto à ganância pelo dinheiro. Em qual frase é evidenciado seu
caráter, considerando os valores éticos e morais da sociedade?
(A) Cego é
aquele que não tem inteligência para vê-la e a alcançar.
(B) Todo o
homem pode ser rico, se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. (C) Há oito
anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei.
(D) O como não
importa; no bom resultado está o mérito...
(E) Mas um dia
pode tudo mudar. Oh, que temo eu?
5) Na cena I, destaca-se a ideia de impunidade que se
mantém até os dias atuais, quando o cidadão não corresponde aos valores sociais
e éticos esperados.
a) Localize frases que demonstram essa ideia.
b) Estabeleça relação entre as ideias expressas nas
frases que você localizou com situações recorrentes, nos dias de hoje, em que o
homem despreza leis e valores em benefício próprio.
6) Nas cenas I e II da obra O Noviço, percebe-se a
ausência de valores sociais, éticos e morais. Identifique quais são esses
valores e, a partir deles, que críticas são demonstradas.
7) Identifique no texto da cena II, passagens que
evidenciem o processo de convencimento e manipulação exercido sobre a
personagem Florência.
IV - APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS
Pesquisa
Realize uma pesquisa sobre Martins Pena e desenvolvam
podcasts sobre o tema, considerando questões como:
✔ A comédia de costumes.
✔ O contexto histórico no qual o autor está inserido.
✔ A relevância de sua obra para os dias atuais.
✔ A discussão sobre valores sociais e humanos daquela
época e atualmente.
Selecione e registre as informações mais relevantes,
as quais poderão ser apresentadas por você no podcast. (para avaliação).
Podcasts são
geralmente gravações de áudio ou vídeo originais, mas também podem ser
transmissões gravadas de programas de rádio ou televisão, uma palestra, uma
apresentação ou outro evento.
Obs.:
1.
Pode ter outros
participantes nessa atividade, contudo, por causa da quarentena não é
aconselhável reunirem-se em grupos de forma presencial. Pense em formas de
incluir até dois(duas) colegas de classe sem que eles(as) estejam
pessoalmente.
2.
Pesquise na internet
sobre como fazer um podcast antes de iniciar.
3.
Duração: 10 min.
Atividade 2 –
I - Assista aos filmes:
II - Ao final
escreva ou grave um vídeo fazendo uma resenha crítica a respeito de cada
filmes.
Tenha um
roteiro de perguntas em mente ao assistir os filmes
·
Identificação da obra (nome,
autor, ano, país de origem, elenco (ator(es)/atriz(es) protagonistas)
·
Já assistiu algum filme do mesmo diretor?
·
Já assistiu algum filme com os atores/atrizes
protagonistas? Gostou do desempenho deles?
·
Qual o assunto da obra (filme)?
·
Em que época se
passa a história?
·
Quais os valores da sociedade da época?
·
Ele tem algum diferencial?
·
Qual a intenção do autor?
·
O tratamento
dado ao tema é compreensível?
·
A que tipo de
telespectador se dirige ?
·
Preciso de conhecimentos específicos para entender o
que ele quer comunicar, como o contexto histórico em que ocorrem os fatos?
·
O enredo é bem
organizado?
·
O filme é interessante?
·
Existem imagens/cenários? Foram bem escolhidos?
·
Como é a atuação dos atores/atrizes?
·
É preciso assistir novamente para entender bem alguns
trechos que não ficaram claros?
·
É preciso consultar outras resenhas para entender
melhor como fazer?
Esses são apenas
alguns exemplos, mas que podem ser usadas na introdução, desenvolvimento e
conclusão da resenha crítica. (Anote suas observações, pois elas serão úteis
para a construção do texto).
O que é uma resenha crítica?
Como um gênero
textual, uma resenha crítica é um texto em forma de síntese (resumo) que
expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um
livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
Na resenha crítica, os cinco passos a seguir formam um guia para uma
produção completa:
1.
Identifique a obra: coloque os dados da
obra que você vai resenhar (nome, autor, ano, local de criação, personagens
protagonistas);
2.
Apresente a obra: situe o telespectador
descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo da obra a ser resenhada;
3.
Descreva o conteúdo: resuma o enredo do
filme.
4.
Analise de forma crítica: Nessa parte,
e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se no que
você analisou nas cenas que assistiu. Dê asas ao seu senso crítico e justifique
sua opinião.
5.
Recomende a obra: Você já assistiu, já
resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto
realmente é interessante.
Exemplo
CORINGA
Data de lançamento: 3 de outubro de 2019 (2h 02min)
Direção: Todd Phillips
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
Gênero: Drama
Nacionalidades: EUA, Canadá
Data de lançamento: 3 de outubro de 2019 (2h 02min)
Direção: Todd Phillips
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
Gênero: Drama
Nacionalidades: EUA, Canadá
Ontem, após muitas recomendações de alunos e amigos, fui assistir ao filme JOKER – ou Coringa. O nome faz alusão à carta 2 do baralho, que pode ser de crucial importância durante um jogo de cartas, pois ela substitui qualquer outra em uma jogada. Mas se o jogador não souber jogar com ela, pode causar uma pane e perder o jogo, ou desperdiçá-la em uma jogada estúpida.
O filme conta
a história da origem do Coringa – inimigo número um de Batman – e de como ele
tornou-se mal e vingativo. O personagem principal, muito bem interpretado por
Joaquin Phoenix, passa por várias dificuldades em sua vida, em todos os campos:
profissional, financeiro, de saúde, social e amoroso. Sua vida está em ruínas,
sua autoestima é inexistente e devido ao fato de estar sofrendo de
depressão profunda e envolto em pensamentos negativos, sentimentos de
inadequação e autopiedade, ele afunda cada vez mais em um poço de negatividade,
atraindo para si mesmo desgraça e miséria. Para piorar ainda mais sua situação,
as pessoas o evitam, pois ele sofre de um distúrbio que o faz perder o controle
sobre o riso, dando gargalhadas incontroláveis nas horas mais impróprias.
Se tentarmos
olhar para o filme apenas como um trabalho de arte, ele é muito bom: bem
dirigido, bem interpretado, com bom roteiro e cenários adequadamente sombrios.
Mas se formos considerar a mensagem subliminar que ele traz, eu diria que ela é
inadequada ao momento que o mundo está passando, momento este em que uma
simples fagulha pode colocar fogo no palheiro, pois pode incutir nas mentes
mais fracas pensamentos de ódio e revolta, incitando a violência, a separação
de classes sociais e a exaltação e adoração ao bizarro. Já li algumas resenhas,
e em uma delas, o personagem Thomas Wayne é citado como “O rico fascista.”
De repente, um
louco tem uma atitude totalmente apolítica e inadvertidamente torna-se o líder
de um movimento supostamente político. Em certa altura, o Coringa do filme me
fez lembrar o Annonymous das manifestações ocorridas no Brasil e em outras
partes do mundo há alguns anos.
Apesar de
tratar-se de uma obra de ficção, é impossível não estabelecer uma
analogia com a vida real e notar o quanto as pessoas se deixam levar por
ideias equivocadas, escolhendo líderes políticos e espirituais nas piores
camadas e pocilgas terrestres, apenas porque têm preguiça de pensarem por si
mesmos. No filme, um assassino com graves problemas mentais torna-se o símbolo
de uma revolução.
Mas, se pensarmos
apenas no trabalho de arte, com certeza será indicado ao Oscar e poderá ganhar
várias estatuetas. Ana Bailune https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/6781135)
III - Após
terminar suas resenhas reflita:
Há algo em
comum entre os dois filmes? Explique abaixo.
Para consulta:
https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/?pag=12
Referências
https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/?pag=12 acesso em em
23/03/2020
SÃO PAULO.Secretaria de Estado da Educação. SP Faz Escola Caderno do
Professor - LINGUAGENS Ensino Médio – 2º ano. Volume 1