Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de março de 2020

1º G – H – I   ENS. MÉDIO  PROFº GILSON   QUÍMICA
E.E. Prof. Dr. Clóvis de Oliveira

Olá alunos(as),
         Estou enviando atividades que seriam trabalhadas neste período em que estaremos em distanciamento escolar.
Procure um local em sua residência propício para a realização dos seus estudos e organize seu tempo para que não haja acúmulo de tarefas. Aproveitem esta nova ferramenta que está sendo disponibilizada, para tornar este período delicado pelo o qual todos estamos passando, em conhecimento pessoal e intelectual.
          Em relação a entrega das mesmas, deverão aguardar futuras orientações da escola.
          

1ª ATIVIDADE: Pesquisa sobre transformações físicas e químicas

          Procurar em livros, apostilas e/ou internet sobre definições e características destes dois tipos de reações.

2ª ATIVIDADE: Resolver as questões propostas com base no conhecimento adquirido em sua pesquisa.

1) Classifique em transformações químicas ou físicas as afirmativas abaixo.

a) Produção de plásticos a partir do petróleo.
b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
c) Fabricação da coalhada a partir do leite.
d) Desaparecimento do açúcar quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.
e) Prego enferrujado.
f) Queima da gasolina. 

2) Considerando-se as transformações:
a) A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:
b) As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:
c) Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:

É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:
A- Físico, químico, físico.        b. Físico, físico, químico.                           c. Físico, químico, químico.
d.     Químico, químico, físico.                            e. Químico, físico, físico.

3) Química está presente em nosso cotidiano sob as mais variadas maneiras. Ela está presente nos medicamentos, no processamento e na conservação de alimentos, no preparo de uma refeição, nos fertilizantes agrícolas etc. A alternativa que apresenta um fenômeno químico é:

a) derretimento ou fusão de banha (gordura).
b) fragmentação de uma pedra de cloreto de sódio (sal de cozinha).
c) dissolução de açúcar em água.
d) queima de um cigarro.
e) evaporação da gasolina.

  4) Analise os esquemas a seguir:

                Corrente elétrica
I. Água                                     gás hidrogênio, gás oxigênio
                           

                     calor
II. Gelo               
               água   
                          
                                       luz
III. Água oxigenada        
            água e gás oxigênio    

Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.

5) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

Cada um desses processos I, II, III  corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b) física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física