Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2020


2º G – H – I  ENS. MÉDIO  PROFº  RICARDO   HISTÓRIA
O Surgimento da enciclopédia
QUEM ESCREVEU
A Enciclopédia foi idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784), com a colaboração do físico e matemático Jean D·Alembert (1717-1783), responsável pela parte de ciências e matemática. Mas os vários volumes foram escritos por um coletivo de autores, especialistas nas mais diversas disciplinas, chamados para sintetizar o conhecimento em sua área. Eram, na maioria, grandes nomes de seu tempo. Entre eles estão Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Buffon, Quesnay, Grimm, d·Holbach e muitos outros. Durante a confecção da Enciclopédia, Diderot recebeu com frequência contribuições espontâneas, às vezes de autores anônimos, com memórias, informações, observações, conselhos e esclarecimentos, muitos dos quais incluídos na obra final.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
A Enciclopédia (que chegou a ser chamada de “o livro dos livros”) permitiu que, pela primeira vez, o conhecimento científico, artístico e filosófico da época estivesse à disposição do público em geral – incluindo aí todas as ideias liberais que vinham surgindo, sendo a coleção a principal reunião das teses iluministas até então. Seu caráter de divulgação universal do conhecimento inspirou a criação de outras enciclopédias, entre elas a Britânica. A obra organizada por Diderot é apontada como uma das mais importantes bases teóricas para a Independência Americana, em 1776, e para a Revolução Francesa, em 1789.
1. Qual a importância da enciclipédia no pensamento iluminista?
2.    Por que os iluministas consideravam importante a História e a ciência no currículo escolar?
3.     Quais iluministas criaram a Enciclopédia?

a)   Voltaire e Montesquieu.
b)   Rousseau e Voltaire.
c)   Diderot e D’ Alembert
d)   John Locke e D'Alambert.


4.  Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes (Iluminismo).

a) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
b) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
c) Ideia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
d) Ideia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.

5.   As ideias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:
a)       a república como único regime político democrático.
b)       a razão como portadora do progresso e da felicidade.  
c)       as classes populares como base do poder político.
d)       o calvinismo como justificativo de riqueza material.

Leitura e análise de texto
A carta a seguir foi publicada no Brasil após a abolição da escravidão e relata uma situação comum a muitos escravos brasileiros nas últimas décadas do século XIX.

São Paulo, 5 de janeiro de 1883.
Ilmo. Sr. João Clapp, O portador desta é Francisco, o mais infeliz dos escravos dessa província, visto que pertence a um façanhudo fazendeiro que não cessa de persegui-lo. Peço a Vossa Senhoria que o proteja e, se tiver ocasião, remeta-o para o lugar mais longe possível. Sou com estima e consideração De Vossa Senhoria Amigo, criado e venerador Antônio Bento de Souza e Castro.
Revista Illustrada, 19 de maio de 1888. p. 2.
Após a leitura, responda as seguintes questões:
a)     Quem escreveu a carta?
b)     A quem se dirige a carta?
c)      Qual é a data da elaboração da carta?
d)     Qual é a data de sua primeira publicação na imprensa?
e)     Por que a carta só foi publicada cinco anos após a sua elaboração? Há alguma relação entre o conteúdo da carta e essa demora? Elabore uma hipótese a respeito.